Santa Cruz (concelho de Cabo Verde): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TenIslands (discussão | contribs)
Concelho é a designação mais usada em C. Verde.
Rei-bot (discussão | contribs)
GeoBot: adicionado geocoordenadas
Linha 1: Linha 1:
{{coor title dm|15|08|N|23|34|W|region:CV_type:city_source:GNS-enwiki}}
{{minidesambig|por outros significados de '''Santa Cruz'''|Santa Cruz}}
{{minidesambig|por outros significados de '''Santa Cruz'''|Santa Cruz}}



Revisão das 23h47min de 31 de janeiro de 2008

 Nota: Se procura por outros significados de Santa Cruz, veja Santa Cruz.
Santa Cruz
Município da Santa Cruz
Bandeira de Santa Cruz
Brasão de Santa Cruz
Brasão de Santa Cruz
(Bandeira) (Brasão)

Localização de Santa Cruz
Localização de Santa Cruz

Gentílico
Ilha Santiago
Sede Vila de Pedra Badejo
Freguesias Santiago Maior
Área 150 km²
População 32.965
Dia do Município 25 de Julho
Cód. CGN-CV 73 ?
Cód. ISO CV-CR ?
Website www.gtm-santiago.cv/santacruz_2.html

O Município de Santa Cruz é um concelho/município, da ilha de Santiago, no grupo de Sotavento, em Cabo Verde, com 8.492 habitantes. O concelho tem uma superfície de 150 km² e conta com 32.965 habitantes, 60% dos quais com menos de 20 anos de idade. A sede do concelho é a vila de Pedra Badejo.

O concelho de Santa Cruz foi criado em 1971 pela desanexação de duas freguesias do concelho da Praia e alberga cerca de 14% da população total da ilha de Santiago.

A maioria dos habitantes do concelho vive em áreas rurais, encontrando-se extensas plantações de bananeiras, papaieiras e coqueiros, demostrando a fertilidade do solo quando a água é abundante. No entanto, as duras condições de vida têm levado grande parte da população de Santa Cruz a migrar principalmente para a cidade da Praia, mas também para as ilhas do Sal e da Boa Vista, em busca de trabalho e de melhores condições de vida. É um concelho gravemente afectado pelo desemprego e pelo analfabetismo, embora a situação tenha vindo a ser minorada. O previsto investimento angolano na revitalização da cimenteira de Santa Cruz poderá também contribuir para uma maior fixação das populações.

Cerca de 1/3 da população activa de Santa Cruz dedica-se à agricultura, à criação de animais e à silvicultura. O comércio, a construção civil e a administração pública têm uma importância secundária. A precariedade da ocupação é uma realidade para cerca de 47% da população. O turismo está a dar os primeiros passos e tem um futuro promissor, grandemente facilitado pela proximidade da cidade da Praia. Um grupo alemão prevê construir uma marina, junto ao antigo porto de Pedra Badejo.

Santa Cruz é a terra natal de Orlando Pantera e de Catchás, dois dos nomes mais sonantes da música que a ilha de Santiago jamais conheceu.

Em 2005 a freguesia de São Lourenço dos Órgãos, deste concelho, foi desanexada para constituir o concelho do mesmo nome. O concelho de Santa Cruz passou assim a ser constituído apenas pela freguesia de Santiago Maior.

Pedra Badejo - Santa Cruz.

O feriado municipal é no dia 25 de Julho, quando se realiza a grande Festa da Praia Grande.

Para além de Santa Cruz, a ilha de Santiago tem também os seguintes concelhos: Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, São Salvador do Mundo e Tarrafal.




População Históricos (Pedro Badejo)

Ano Populacão Densidade
1990 (23 de junho, Censo) 5.302 -
2000 (16 de junho, Censo) 8.492 -
2003 9.100 -
2005 (1 de janeiro, Computadore) 9.488 -




Noroeste: São Miguel Norte: Oceano Atlântico
Oeste: Oceano Atlântico Santa Cruz Leste: Santa Catarina
Sudoeste: Praia Sul: São Domingos

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Cabo Verde, integrado ao Projecto Cabo Verde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.