Epiderme: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Adicionando: cs:Pokožka
Linha 1: Linha 1:
Epiderme, delgada túnica superficial derivada do ectoderma embrionário, formada por várias camadas de células achatadas (epitélio pavimentoso estratificado). A camada mais periférica da epiderme é constituída por células mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamação, sendo substituídas pelas subjacentes, do que decorre constante renovação.
{{desambiguação}}
A epiderme é mais espessa ao nível da palma e da planta e mais delgada nas pálpebras, prepúcio, pequenos lábios vaginais e escroto.

A melanina é o principal pigmento epidérmico, controlado pelo hormônio melanócito-estimulante (MSH) da adenohipófise (lobo anterior).
'''Epiderme''' é um termo usado em [[biologia]] para diferentes [[tecido (histologia)|tecidos]]:

*Nas [[plantae|plantas]], é a camada de [[célula]]s que cobre as [[Folha (botânica)|folha]]s e a [[raiz]] e [[caule]] jovens;
*Nos [[vertebrado]]s, é a camada exterior da [[derme]] ou [[pele]];
*Nos [[invertebrado]]s, [[fungi|fungos]] e nalguns [[protista]]s [[multicelular]]es anteriormente [[classificação científica|classificados]] como plantas, como as [[rodófita|algas vermelhas]] e [[feofícea|castanhas]], é a camada exterior de células do [[organismo]].

=={{Ver também}}==
Em relação a plantas:
*[[Meristema]]
*[[Córtex]]

Em relação a animais:
*[[animalia|Reino Animal]]
*[[Cabelo]]
*[[Escama (zoologia)|Escama]]

[[Categoria:Desambiguação]]

[[bg:Епидермис (пояснение)]]
[[cs:Pokožka]]
[[de:Epidermis]]
[[en:Epidermis]]
[[es:Epidermis (desambiguación)]]
[[fr:Épiderme]]
[[zh:表皮]]

Revisão das 17h00min de 4 de março de 2008

Epiderme, delgada túnica superficial derivada do ectoderma embrionário, formada por várias camadas de células achatadas (epitélio pavimentoso estratificado). A camada mais periférica da epiderme é constituída por células mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamação, sendo substituídas pelas subjacentes, do que decorre constante renovação. A epiderme é mais espessa ao nível da palma e da planta e mais delgada nas pálpebras, prepúcio, pequenos lábios vaginais e escroto. A melanina é o principal pigmento epidérmico, controlado pelo hormônio melanócito-estimulante (MSH) da adenohipófise (lobo anterior).