Painho-de-guadalupe: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MarioM (discussão | contribs)
MarioM (discussão | contribs)
m Paínho-de-guadalupe movido para Painho-de-guadalupe: Correcção ortográfica
(Sem diferenças)

Revisão das 19h36min de 31 de março de 2008

Painho-de-guadalupe
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
O. macrodactyla
Nome binomial
Oceanodroma macrodactyla
Bryant, 1885

O painho-de-guadalupe ou petrel-de-guadalupe (Oceanodroma macrodactyla) é uma ave ciconiforme extinta, endémica da ilha de Guadalupe (ao largo da Baixa Califórnia). A espécie foi descrita pela primeira vez em 1885 e extinguiu-se por volta de 1911.

O painho-de-guadalupe era uma ave de médio porte, de plumagem cinzenta escura, patas e bico negro. Era uma ave marinha migratória que surgia todos os anos na ilha de Guadalupe para nidificar entre Março e Maio. Os ninhos eram construídos nos penhascos da ilha, acima dos 760 metros de altitude. Os seus hábitos de vida são desconhecidos e não se sabe, por exemplo, onde vivia fora da época de reprodução.

O seu desaparecimento foi provocado por interferência humana, embora indirectamente, uma vez que esta ave nunca foi alvo de caça nem perseguição, através da introdução de gatos e ratos alóctones na ilha. Estes animais espalharam-se pela reduzida extensão de Guadalupe e, na época de reprodução dos petréis, alimentavam-se dos seus ovos e juvenis. As colónias da ilha depressa se tornaram inviáveis e, como o painho-de-guadalupe não nidificava noutro local, extinguiu-se.

Ver também

Referências