Exército da Virgínia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exército da Virgínia
País  Estados Unidos
Corporação Exército
Subordinação União
Criação 26 de junho de 1862
Extinção 12 de setembro de 1862
História
Guerras/batalhas Batalha de Cedar Mountain; Segunda Batalha de Bull Run
Comando
Comandantes
notáveis
Major-general John Pope

O Exército da Virgínia foi organizado como uma das unidades principais do Exército da União e operou por um curto período e sem sucesso em 1862 na Guerra Civil Americana. Não deve ser confundido com seu adversário, o confederado Exército da Virgínia do Norte, comandado por Robert Edward Lee.

História[editar | editar código-fonte]

Sede do general Pope durante a batalha de Cedar Mountain

O Exército da Virgínia foi constituído em 26 de junho de 1862, pela Ordem Geral Número 103, a partir de quatro departamentos existentes operando em torno da Virgínia: o Departamento da Montanha, do major-general John Charles Frémont; o Departamento do Rappahannock, do major-general Irvin McDowell; o Departamento do Shenandoah, do major-general Nathaniel Prentice Banks; e a brigada do Distrito Militar de Washington, do brigadeiro-general Samuel D. Sturgis. O major-general John Pope comandou a nova organização, que foi dividida em três corpos de exército com mais de 50.000 homens. Três corpos do Exército do Potomac, do major-general George B. McClellan, posteriormente foram adicionados para operações de combate.

O corpo de exército de Banks, do Exército da Virgínia, lutou contra Stonewall Jackson na batalha de Cedar Mountain, obtendo vantagem inicial, mas foi derrotado por um contra-ataque confederado liderado por A. P. Hill.

Todo o exército foi completamente derrotado na Segunda Batalha de Bull Run por Jackson, Longstreet, e Lee, e retirou-se para as linhas defensivas de Washington, D.C.. Em 12 de setembro de 1862, as unidades do Exército da Virgínia foram incorporadas ao Exército do Potomac e o Exército da Virgínia nunca foi reconstituído.

Comandante[editar | editar código-fonte]

  • Major-general John Pope (26 de junho - 12 de setembro)

Organização[editar | editar código-fonte]

Aos três primeiros corpos de exército foram dadas designações numéricas que se sobrepunham com os do Exército do Potomac. Elas foram redesignadas, conforme indicado abaixo, para a Campanha de Maryland e, posteriormente.

Os seguintes corpos de exército foram anexados para as operações durante a Campanha do Norte da Virgínia:

Grandes batalhas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]