Famagusta (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização do distrito de Famagusta
Mapa de Chipre que mostra o distrito de Famagusta Chipre do Norte
distrito
distrito de Famagusta está dividido em municípios

O Distrito de Famagusta é um dos 6 distritos de Chipre. Sua principal cidade é Famagusta, o porto mais importante da ilha. A maior parte do distrito está ocupado pelo exército turco desde 1974.

A maior parte do distrito, incluindo a cidade principal, é de fato controlada pela Norte do Chipre, apenas uma pequena área no sul[1] é administrado pela República de Chipre. Esta parte sul do distrito tem 46.629 habitantes.[2] A parte norte do distrito de Famagusta corresponde aos distritos de Gazimağusa e İskele.

Devido à pequena dimensão, a administração distrital também actua como representante dos residentes deslocados da zona de facto.

Havia uma população de 37.738 pessoas em 2001, 44.800 em 2009 e 46.452 em 2011. Destes, 37.016 pessoas. - gregos (79,7%).

A temperatura mais quente em Chipre foi medida na cidade de Lefkoniko na região de Famagusta, para ser exato, 46,6 graus Celsius, 1 de agosto 2010.

Varosha[editar | editar código-fonte]

É um bairro de Famagusta. Desde os anos 70 Varosha é uma cidade fanstasma, pois a população evacuou o local durante a guerra contra os turcos. As construções estão abandonadas há mais de trinta anos, portanto a cidade está virando ruína lentamente.[3]

Municípios[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Serviço Estatístico de Chipre, o distrito de Famagusta consiste em 90 municípios e 8 cidades.

Referências

  1. Predefinição:Fonte da Internet
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome População
  3. Conheça as cidades fantasmas mais impressionantes (e assustadoras) do mundo Portal BOL - visitado em 22 de novembro de 2017
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Chipre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.