Sanaag

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sanaag
Sanāg
Capital Ceerigaabo
População projetada
para 2007 (1)
531.000 habitantes
Área 53.374 km²
Densidade 9,95 hab/km²
(1) Fonte da população projetada para 2007.
Localização na Somalilândia
Área de Sanaag em disputa entre Somalilândia e Puntlândia. A partir de 1 de julho de 2007, parte dos territórios em disputa passaram a ser controlado pelo recém auto-declarado autônomo estado de Maakhir.
Montanha Daallo, Sanaag

Sanaag ou Sanāg era uma região da Somália, com capital na cidade de Erigavo. Em 1991, a região passou a pertencer a Khatumo. A partir de 1998, a parte oriental da região passou a ser disputada por Somalilândia e Puntlândia. A partir de meados de 2007, surgiu no território disputado por Somalilândia e Puntlândia, o estado autônomo de Maakhir, que atualmente controla a parte oriental de Sanaag e de sua capital, Erigavo.

Acredita-se que o antigo reino da rainha Arawelo tenha ocorrido nessa região no século I.[1]

A Khatumo e Somalilândia controla 80% do Sanaag, conforme mostrado no mapa abaixo

Mapa de Somália


História[editar | editar código-fonte]

Em 1991, durante a Guerra Civil Somali, Sanaag passou a fazer parte da parte da República da Somalilândia, auto-proclamada independente neste ano, porém, não reconhecida pela Somália e internacionalmente.

A partir de 1998, ano que Puntlândia se auto-declarou estado autônomo, a parte oriental de Sanaag, na fronteira entre Somalilândia e Puntland, passou a ser revindicada por Puntland como parte de seu território.

Em 1 de julho de 2007, em resposta as seguidas reivindicações e conflitos entre Somalilândia e Puntlândia sobre a área oriental de Sanaag, surgiu na área em disputa o auto-proclamado autônomo estado de Maakhir, que passou a controlar a metade oriental de Sanaag desde a cidade de Erigavo, bem como a metade oriental também desta cidade.

Referências

  1. Mohamed, Farah M (24 de abril de 2014). The Somali Queen: Queen Arraweelo. [S.l.]: Somali Media Company. ISBN 978-0972661553 
Regiões da Somalilândia Bandeira da Somalilândia

Awdal | Maroodi Jeex | Saaxil | Sanaag | Sool | Togdheer |

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Somalilândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.