Sociedade Brasileira de Sociologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS é uma associação de sociólogos brasileiros fundada em 1937 enquanto Sociedade Paulista de Sociologia, fruto do desenvolvimento da Sociologia no estado.


Sociedade Brasileira de Sociologia
(SBS)
Logo da SBS
Tipo Instituição de pesquisa e ciência
Fundação 1950
Propósito Reunir institucionalmente profissionais e pesquisadores brasileiros atuantes nas áreas de Sociologia e Ciências Sociais

Em 1950 torna-se sociedade científica de âmbito nacional, integrando a Associação Internacional de Sociologia (ISA), ampliando a discussão sobre os rumos científicos da sociologia no Brasil e no mundo.

É uma entidade jurídica sem fins lucrativos, de direito privado, que tem como principal objetivo reunir de maneira institucional pesquisadores e instituições da área da Sociologia e das Ciências humanas em geral. Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, teve suas atividades suspensas, retornando apenas após a redemocratização, em 1986.

Congressos Bianuais[editar | editar código-fonte]

A SBS é responsável, desde 1987, por realizar o Congresso Brasileiro de Sociologia, referência nacional e internacionalmente.

Além disso, apoia institucionalmente a realização de outros congressos e eventos, incentivando o debate constante entre as pesquisas acadêmicas e o debate social.

Tem como propósito : "apoiar a realização de eventos científicos, buscando a promoção do intercâmbio entre profissionais e pesquisadores, visando o fortalecimento qualitativo e institucional da Sociologia no Brasil; a difusão e divulgação do conhecimento científico, através de publicações como livros, anais , sites , blogs, newsletters,  redes sociais e do  periódico Revista Brasileira de Sociologia; a inserção do conhecimento sociológico nos debates públicos; contribuindo na representação e no fortalecimento institucional da comunidade de associados"[1].

I Congresso Brasileiro de Sociologia[editar | editar código-fonte]

Realizado em 1954 na cidade de São Paulo, teve como tema geral "O ensino e as pesquisas sociológicas; organização social; mudança social", no qual debateu-se majoritariamente a importância do ensino de sociologia nas escolas brasileiras de nível médio.

XXI Congresso Brasileiro de Sociologia[editar | editar código-fonte]

Realizado em 2023 na cidade de Belém do Pará, teve como tema "Sociologias para o pensar o contemporâneo", tendo acontecido entre os dias 11 a 14 de julho. Teve como proposta sair do eixo das universidades do sudeste, levando pesquisadores de todo o país para o Norte, ampliando as redes e a disseminação no conhecimento científico[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. SBS (S/D). «Quem somos». Sociedade Brasileira de Sociologia. Consultado em 2024  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. SBS (2023). «Apresentação 21° Congresso Brasileiro de Sociologia». 21° Congresso Brasileiro de Sociologia. Consultado em 2024  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)