Estádio Mário Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estádio Mário Duarte

Nomes
Nome Estádio Mário Duarte
Apelido O Velhinho
Características
Local Aveiro, Portugal
Gramado Relva
Capacidade 12.000
Inauguração
Data 1935
Outras informações
Remodelado 2015
Proprietário Câmara Municipal de Aveiro
Mandante Sport Clube Beira-Mar (1940-2003) (2015-presente)

Academia Beira-Mar (2003-2015)

O Estádio Mário Duarte é um estádio de futebol em Aveiro, Portugal. É usado para jogos da equipa sénior do Sport Clube Beira-Mar. A capacidade do estádio ronda as 12.000 pessoas.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome do estádio vem de um futebolista Português de Anadia chamado Mário Ferreira Duarte. Depois da abertura do estádio, decidiu-se que o estádio teria o seu nome, pela sua importância social e desportiva.

A alcunha "O Velhinho" refere-se não só à idade do estádio, mas também ao facto de ele ter estado ao abandono durante 12 anos. A maioria dos Beiramarenses nunca chegou a aceitar a mudança do clube para o Estádio Municipal de Aveiro, visto que tanto o clube como o Estádio Mário Duarte têm uma ligação emocional muito forte aos adeptos.

História[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro estádio permanente na cidade de Aveiro, cuja construção se inicia e termina em 1935 por ordem do edil Dr. Lourenço Peixinho[1]. Inicialmente chamado de Estádio Municipal[2] (não confundir com o actual Estádio Municipal de Aveiro), é renomeado para Estádio Mário Duarte na sequência da morte deste em Dezembro de 1939[3].

A 21 de Setembro de 1940 escreve o semanário da cidade, "O Democrata":

"Pensa-se numa nova homenagem a prestar à memória do saudoso sportsman, que consistirá na colocação de uma figura alegórica no Campo de Jogos que já tem o seu nome. encimada por um medalhão com o seu retrato em relevo.

A ideia pertence ao Sport Clube Beira-Mar, de que Mário Duarte foi presidente honorário, devendo a sua inauguração ter lugar, possivelmente, em Dezembro, aquando do primeiro aniversário da sua morte.(...)"[4]

Localização do Mário Duarte numa vista aérea antiga. As setas indicam de onde se moveram os jogos dos campos improvisados, do Rossio, a verde e de São Domingos, a vermelho.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas sobre as referências a "O Democrata": As digitalizações deste jornal podem ser consultadas através da biblioteca online da Câmara Municipal de Aveiro, pelo link: http://bibria.cm-aveiro.pt

  1. «Secção Desportiva». O Democrata. 11 de maio de 1935 
  2. «Foot-ball». O Democrata. 25 de novembro de 1939 
  3. «Foot-ball». O Democrata. 30 de dezembro de 1939 
  4. «Mário Duarte». O Democrata