EstaR (Curitiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cartões EstaR - da década de 1980 (em branco) e da década de 2010 (em verde)

EstaR (Estacionamento Regulamentado) é um sistema de rotatividade adotada pela Prefeitura Municipal de Curitiba para gerenciar as vagas públicas de estacionamento urbano no anel central da cidade e nos bairros próximos ao Centro de Curitiba. Este serviço a administrado pela SETRAN[1][2].

Histórico[editar | editar código-fonte]

O EstaR foi criado em 1 de julho de 1981 para democratizar o espaço público urbano, sendo a segunda cidade do Brasil a utilizar este tipo de gerenciamento nas vias públicas. A primeira urbe brasileira a gerenciar, desta forma, o espaço público brasileiro foi a cidade de São Paulo[1][3][4][5].

Originalmente o EstaR funcionava em 22 ruas com 1.200 vagas e ao completar 30 anos de funcionamento (2010) o sistema conta com mais de 100 ruas e com 8.295 vagas.

Metodologia[editar | editar código-fonte]

O Estar é gerenciado utilizando-se de volantes (cartão) impressos adquiridos pelos motoristas em comércios credenciados de URBS para a sua venda[6]. Até 2008 estes volantes (cartão) eram vendidos também pelos funcionários que fiscalizavam o sistema, porém, para evitar a prática, corriqueira, de roubo contra este profissional, os funcionários não mais vendem o "EstaR". Estes volantes possuem validades de 1 hora podendo ser utilizado em até 3 horas (são poucas as vagas destinadas para 3 horas), porém, na grande maioria das vagas o tempo permitido é de no máximo 2 horas de uso da vaga na mesma quadra. Após o término deste período, demarcado no cartão, o usuário/motorista é obrigado a sair do local ou colocar o veículo em outra quadra, sob risco de ser multado pela prática de estacionamento irregular. Existem, demarcados nas vias, lugares exclusivos para carga e descarga ou veículos acima de 1,6 t que também necessitam do cartão para o uso do sistema.

Quem fiscaliza de monitora o sistema "EstaR" são funcionários da URBS contratados, através de concurso público, exclusivamente para atuar no sistema.

Referências

  1. a b «Unidade de Estacionamento Regulamentado»  Site da URBS — acessado em 23 de julho de 2010
  2. «Prefeito de Curitiba sanciona lei do Estacionamento Regulamentado eletrônico»  Site Internet Legal — acessado em 28 de janeiro de 2012
  3. «EstaR - Histórico»  Site da URBS — acessado em 28 de janeiro de 2012
  4. «30 anos do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Curitiba»  Portal de Notícias JusticaBrasil (Jusbrasil) — acessado em 28 de janeiro de 2012
  5. «Curitiba terá estacionamento guiado por SMS»  Portal InfoExame/Abril — acessado em 28 de janeiro de 2012
  6. «Preços e locais de compra»  Site da URBS — acessado em 23 de julho de 2010