Saltar para o conteúdo

Esteroide: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.85.82.130 ( modificação suspeita : -59), para a edição 29868769 de Vitor Mazuco
texto trocado por 'esteroide no pau faiz bem pa caraio,o penis pode ficar até 70 metros de comprimento e 1metro de diametro. Esteroide é usado para prevenir cancer no cu.'
Etiqueta: Possível conteúdo ofensivo
Linha 1: Linha 1:
esteroide no pau faiz bem pa caraio,o penis pode ficar até 70 metros de comprimento e 1metro de diametro.
{{portal-bioquímica}}
Esteroide é usado para prevenir cancer no cu.
[[Ficheiro:Esteroide.png|thumb|200px|right|O [[ciclopentanoperidrofenantreno]].]]


Os '''esteroides''' formam um grande grupo de compostos solúveis em [[gordura]] (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 [[átomo]]s de [[carbono]] dispostos em quatro anéis ligados entre si. Os esteroides compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na [[fisiologia]] [[ser humano|humana]]. Alguns esteróides são produzidos sinteticamente com finalidade médico-terapêutica.

São [[lipídio]]s de cadeia complexa, onde o [[colesterol]] é substância fundamental na formação dos esteroides. Sem colesterol não haveria [[vida]]. Contudo, o seu excesso é maléfico à [[saúde]].

O colesterola faz parte da estrutura das [[membrana celular samsung|membranas celulares]], sendo também um reagente de partida para a biossíntese de vários [[hormônio]]s ([[cortisol]], [[aldosterona]], [[testosterona]], [[progesterona]],...), dos sais biliares e da [[vitamina D]]. O colesterol é o ponto de partida para a fabricação dos hormônios esteroidais, bem como os ácidos biliares, vitamina D, glicosideos cardíacos, sitosteróis do reino vegetal e alguns [[alcaloide]]s.

Todos os esteroides apresentam em comum a estrutura química denominada [[Ciclo-pentano-peridro-fenantreno]]: um núcleo cíclico similar, semelhante ao nucleo do fenantreno (anéis A, B e C), que são ligados a um anel [[ciclopentano]] (D). As posições dos carbonos nos núcleos esteroides são numeradas. É importante imaginar que nas fórmulas estruturais dos esteroides um anel [[hexágono|hexagonal]] simples indica um anel de 6 carbonos completamente saturado com todas as [[valência (química)|valências]] satisfeitas com ligações de [[hidrogênio]], a menos que se mostre outra maneira, isto é, ele não é um [[anel benzênico]]. Todas as duplas ligações se mostram como tais. As cadeias laterais de [[metil]]a apresentam-se como ligações livres simples no outro extremo (metílico). Estas ocorrem, tipicamente nas posições 10 e 13 (constituindo um átomo de C19 e C18). Uma cadeia lateral, na posiçao 17,é isual (como no colesterol). Quando o composto contém um ou mais grupos de [[hidroxila]] e nenhum grupo [[carbonila]] ou [[carboxila]], ele é um [[esterol]] e a seu nome é acrescido o [[sufixo]] -ol.

Os esteroides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os [[hormônios sexuais]], a [[vitamina D]] e os [[esterol|esteróis]], tais como o [[colesterol]] e a [[digitalina]], presentes na [[dedaleira]]. Terapeuticamente, os corticosteroides são utilizados como imunossupressores no tratamento de [[autoimunidade|doenças autoimunes]] e na [[Transplantação de órgãos|cirurgia de transplantes]]. A ingestão de doses altas durante longos períodos pode produzir efeitos colaterais sérios, que vão da [[imunodeficiência]] à perda de [[cálcio]] nos [[osso]]s. Os esteroides anabólicos são derivados do hormônio masculino [[testosterona]]. Eles provocam a deposição de [[proteína]] nos tecidos e eram outrora utilizados para auxiliar na convalescência. São algumas vezes ingeridos pelos [[atleta]]s e [[halterofilismo|levantadores de peso]] em razão de suas propriedades de fortalecimento e crescimento muscular, mas podem causar sérios danos ao [[fígado]]. Grandes quantidades podem levar a surtos de comportamento agressivo, ou mesmo à [[morte]]. Os esteroides constituem os [[ingrediente]]s ativos da maioria das [[pílula anticoncepcional|pílulas anticoncepcionais]] ministradas oralmente.
Em várias especialidades, esteroides denominados de anti-inflamatórios hormonais são usados no tratamento de diversas afecções, na forma tópica (pomadas, soluções) ou sistêmicas (oral, inalatório, intramuscular e intravenoso). Alguns exemplos destes esteroides são a hidro[[cortisona]], dexametasona, mometasona e betametasona.

== {{Ligações externas}} ==
* Harper et al.Bioquimica.Editora Atheneu.9ª ediçao. São Paulo.2002.

{{Esboço-bioquímica}}
{{Colesterol e esteroides intermediários}}

[[Categoria:Esteroides|!]]

[[ar:ستيرويد]]
[[bg:Стероид]]
[[ca:Esteroide]]
[[cs:Steroidy]]
[[de:Steroide]]
[[el:Στεροειδές]]
[[en:Steroid]]
[[eo:Steroido]]
[[es:Esteroide]]
[[et:Steroidid]]
[[eu:Esteroide]]
[[fa:استروئید]]
[[fi:Steroidi]]
[[fr:Stéroïde]]
[[ga:Stéaróideach]]
[[gl:Esteroide]]
[[he:סטרואיד]]
[[hr:Steroidi]]
[[ht:Estewoyid]]
[[id:Steroid]]
[[it:Steroide]]
[[ja:ステロイド]]
[[kk:Стероидтар]]
[[ko:스테로이드]]
[[mk:Стероид]]
[[ms:Steroid]]
[[nl:Steroïde]]
[[no:Steroid]]
[[oc:Esteroïde]]
[[pl:Steroidy]]
[[ro:Steroid]]
[[ru:Стероиды]]
[[sh:Steroidi]]
[[simple:Steroid]]
[[sk:Steroid]]
[[sr:Стероиди]]
[[su:Stéroid]]
[[sv:Steroid]]
[[th:สเตอรอยด์]]
[[tr:Steroid]]
[[uk:Стероїди]]
[[vi:Steroid]]
[[zh:甾體]]

Revisão das 11h18min de 27 de abril de 2012

esteroide no pau faiz bem pa caraio,o penis pode ficar até 70 metros de comprimento e 1metro de diametro. Esteroide é usado para prevenir cancer no cu.