Estilete (ferramenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de estilete, veja Estilete.
 Nota: Não confundir com Bisturi cirúrgico.
Estilete comum
Bisturi, conhecidos como X-acto

Estilete (português brasileiro) ou X-ato (português europeu) é um objeto cortante de lâmina pontiaguda, geralmente retrátil e regulável, usado para cortes variados, cuja empunhadura pode ser de alumínio, ferro, plástico ou acrílico.[1]

X-acto como substantivo[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a marca X-ACTO (da empresa Elmer's Products) ficou tão associada ao produto, que é muito comum o uso da palavra "x-ato" - segundo o acordo ortográfico de 1990 - ou "x-acto" - segundo o acordo ortográfico de 1945, não sendo o C pronunciado) como sinónimo de "estilete".[2][3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

É utilizado para cortar papéis, madeira, poliestireno, couro, ou outro material leve, para trabalhos artísticos de ateliê ou escritório, com empunhadura em plástico, estileno, espiralado em metal, em madeira ou outro material industrial, utilizado em escritórios, altamente cortante, produzido pela pela primeira vez pela Gillette dos Estados Unidos da América em 1950, sendo mais uma ferramenta propriamente dita do que uma arma branca, podendo ser usado em um combate como se fosse uma navalha, porém não é próprio para essa luta, pois é frágil, divindo-se facilmente em pequenas partes ou lâminas descartáveis, que facilmente se partem e perdem o fio.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Bisturi

São conhecidos como X-acto, possuem forma de bisturis cirúrgico, e alta precisão no corte de contornos. É bastante utilizado em aerografia e pinstriping.

Faca bailarina

Similar ao bisturi, mas com ponta rotativa, ideal para cortes arredondados ou curvilíneos em movimentos circulares com muita precisão.

Ajustável

São utilizados para abertura de embalagens, correspondências e como material de escritório. Possuem ajuste para a substituição da lâminas, que podem ser afiadas através de rompimento da ponta, que gera uma nova extremidade afiada.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "estilete" vem do francês: stylet, que é derivado do italiano stiletto, de stilo, que significa punhal.[4]

Referências

  1. «Verbete Estilete». Dicionário Priberam. Consultado em 2 de setembro de 2021 
  2. «Verbete Xis-acto». Dicionário Priberam. Consultado em 2 de setembro de 2021 
  3. «Programação do Raspberry Pi com Python:». Google Books. Consultado em 2 de setembro de 2021 
  4. «TRAGÉDIA E ESTILO: CONTINGÊNCIA E UNIDADE DO CORPO» (PDF). UFBA. Consultado em 2 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.