Estratégia emergente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estratégia emergente é um conceito criado por Henry Mintzberg que designa um tipo especifico de estratégia de avaliação e reação, que foca na reação rápida as mudanças observadas na área, diferindo da estratégia deliberada, que tem foco no planejamento a longo prazo baseado em previsões futuras.[1] Enquanto na estratégia deliberada os planos previamente estabelecidos devem ser cumpridos,[2] na estratégia emergente o plano é reagir com rapidez aos acontecimentos do momento. Um exemplo de estratégia emergente é aquela empregada pela rede de lojas de roupa Zara. Inicialmente é feito um levantamento que identifica o estilo de roupa que as pessoas estão a procura. Uma variedade de roupas (em pequena quantidade) são criadas com base nessa preferência previamente identificada e enviadas as lojas. Com base no número de vendas de cada tipo de variedade criada, a empresa reage rapidamente aumentando a produção das roupas que estão vendendo muito e diminuindo ou encerrando a fabricação daquelas que tiveram índice de vendas a baixo do esperado.[1]

Referências

  1. a b WATTS, Duncan J., Tudo é óbvio: quando você sabe a resposta; tradução Letícia Della Giacoma de frança. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, Capitulo 8 (seção 26).
  2. RASCÃO, José Poças., Da gestão estratégica à gestão estratégica da informação: como aumentar o tempo disponível para tomada de decisão estratégica. - Rio de Janeiro: E-Papers, 2006, p. 118.
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.