Exposição Agropecuária do Crato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Expocrato)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Expocrato
Expocrato Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados
Área de leilões do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti
Período de atividade 1944 - atualmente
Local(is) Crato, Brasil
Data(s) Julho
Página oficial http://www.expocrato.org.br

Expocrato, oficialmente Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados,[1] é o maior evento agropecuário do norte-nordeste, com nove dias de duração, realizado anualmente, no mês de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato (Ceará). Constitui-se basicamente de uma feira agropecuária, com desfile e leilão de animais. Durante o evento, são vendidas bebidas e comidas típicas e apresentados espetáculos musicais.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Até 2017 quando a empresa responsável pelos shows era a Luan Promoções e Rba produções. Em 2018 novas empresas assumiram a parte de shows da Expocrato, tendo essa parte de entretenimento ganhado nome de "Festival ExpoCrato"; as novas empresas que assumiram a estrutura dos shows foram a Arte Produções, junto com a Social Music, Multi Entretenimento e Mega Som. Em 2019, o cantor Gusttavo Lima gravou o seu DVD no Festival ExpoCrato, com o título de “EMBAIXADOR IN CARIRI”. Já se apresentaram atrações como: Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Matheus e Kaun, Zé Neto e Cristiano, Xand Avião, Simone e Simaria, Wesley Safadão, Luan Santana, Léo Santana, Ferrugem, Dilsinho, Nando Reis, entre outros.

Na parte externa são instalados diversos stands voltados para agronegócios e serviços, como telefonia, farmácia e produtos industrializados. No local, também são instalados uma casa de farinha, um engenho de cana-de-açúcar, [2]palco para apresentações folclóricas (palco Eloi Teles), um espaço da URCA para performance de bandas de MPB, agências bancárias, parques de diversões, floricultura, artesanato e barracas de bebidas e comidas típicas.[3][4] Entre elas destacam-se a tradicional Barraca de Luís Jacu (Barraca do Flamengo), a Chopperia Saloon, a tradicional barraca de bebidas Rosto, dedicada à execução de reggae e MPB. Na década passada, havia também com uma barraca dedicada ao Rock e MPB, chamada Los Zetas. Nos últimos anos, chegou a contar com uma barraca que também tocava rock, denominada Etanol.

Com a reforma do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti em 2018, novos stands serão instalados, além dos dormitórios para criadores, novo espaço de julgamento, museu da Expocrato, novos sanitários, novos pavilhões de animais, praça de aimentação, restaurantes e uma nova avenida que contorna o parque. Durante os oito dias de Expocrato, são esperados em média 700 mil pessoas no parque de exposições, sendo grande parte de outras regiões do Brasil e do mundo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]