Expressão transiente de genes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Expressão transiente de genes, é a expressão de um transgene por um breve período de tempo. Quando técnicas de transformação genética são empregadas, técnicas que permitam a transferência horizontal de genes para o interior de células de um organismo alvo. Às vezes, esse processo não resulta em uma transformação genética estável. Nesse caso, resultam na expressão gênica de curta duração.

A expressão transiente de genes é normalmente visualmente observada a partir de um gene repórter, como por exemplo o gene uidA[1], que produz uma enzima chamada de β-glucuronidase que promove a clivagem de um substrato chamado de X-Gluc e o resultado é uma coloração azul, indicando que naquela região está ocorrendo a expressão transiente do gene.

Figura 1. Expressão transiente do gene uidA em explantes foliares de Eucalyptus saligna. (a) Após 5 dias de co-cultura. (b) Após 7 dias de cultivo em meio com canamicina.


Referências

  1. Lopes da Silva AL, Oliveira Y, Procopiuk M, Mudry CS, Brondani GE, Luz-Costa J,, Scheidt GN,. «Expressão transiente do gene uidA em explantes foliares de Eucalyptus saligna Sm. transformado via Agrobacterium tumefaciens». Bioscience Journal. Consultado em 25 de novembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.