Eyewitness News

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eyewitness News (Testemunha ocular,em tradução livre) é um formato de radiodifusão bastante utilizado em telejornais locais dos EUA e em outros países. É referido como um estilo particular de telejornalismo que combina a figura do ancora com a do Cinegrafista em ação.

História[editar | editar código-fonte]

Pioneirismo da Westinghouse[editar | editar código-fonte]

A primeira utilização do nome Eyewitness News ocorreu em abril de 1959. Nesse ano, a Westinghouse implantou o conceito de telejornalismo na KYW-TV de Cleveland, Ohio (atual WKYC), de propriedade do conglomerado. O telejornal combinava 90 minutos de noticias locais com 15 minutos de noticias nacionais e internacionais. O nome foi adotado em outras estações de TV pertencentes ao conglomerado como a KPIX (San Francisco) WJZ-TV (Baltimore) WBZ-TV (Boston) e KDKA-TV (Pittsburgh) e posteriormente se tornando padrão em todos os telejornais locais dessas emissoras.

Em 1965, após a transferência do nome da emissora para a Philadelphia, o diretor de jornalismo da emissora Al Primo implantou o formato que hoje é conhecido como Eyewitness News. O formato possuía o seguinte esquema: os ancoras liam as informações e eram ágeis com a entrada das equipes de reportagem de qualquer lugar da região. Outra característica do formato é a presença de comentaristas que analisam os principais fatos do dia.

Ele utilizou a trilha sonora do filme Moscou Contra 007 como fundo musical. O formato se tornou sucesso imediato e garantiu a liderança antes ocupada por muitos anos pela KCAU-TV, posição mantida até a década de 1970, quando a emissora concorrente WFIL-TV criou o Action News, que se tornaria seu principal concorrente. KYW-TV usou o nome e o formato até 1991, quando a emissora reestruturou seu departamento de jornalismo e voltou a utilizar o nome já sob nova administração.

Expansão para a ABC[editar | editar código-fonte]

Em 1968, Al Primo foi contratado pela ABC e implantou o formato na WABC-TV de Nova York. A trilha sonora utilizada no noticiário, chamada de "Tar Sequence", foi adaptada do filme Rebeldia Indomável. Após a bem sucedida implantação, as outras emissoras operadas pela ABC seguiram o modelo adotado pela emissora de Nova York. No caso da KGO, a emissora adotou o nome Channel 7 NewsScene em 1969 enquanto, KPIX usava o nome Eyewitness News e desde 1983 adota o nome Channel 7 News. Já a WXYZ adotava o nome Action News Enquanto o nome Eyewitness News era adotado pela WJBK. As outras emissoras da ABC adotaram o nome desde o início. A WPVI que desenvolveu o formato do Action News para concorrer com o Eyewitness News, hoje é uma emissora operada pela ABC.

Nas emissoras voltadas para o público hispânico, o formato do Eyewitness News é conhecido como noticias de primera plana.

Em Buffalo, a emissora de TV WKBW implantou um formato de telejornalismo baseado no Action News.

Emissoras que adotam ou adotaram o nome Eyewitness News[editar | editar código-fonte]

Cidade Emissora Afiliação Período de utilização Nome atual Notas
Albany, Nova York WTEN ABC 1986-1995 News 10
Albuquerque, Novo México KOB NBC desde1970 Eyewitness News 4
Houston KTRK ABC ABC 13 Eyewitness News
Oklahoma City, Oklahoma KOCO ABC KOCO 5 News

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Eyewitness News é uma trilha sonora terceirizada composta por Frank Gari fundador do estúdio de gravação de mídia Gari Media Group.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.