Favelagrafia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Favelagrafia

Favelagrafia é um projeto de fotografia idealizado pelo diretor de arte Andre Havt e pela designer Karina Abcalil, com o proposito de mudar à visão estereotipada sobre a favela.[1] O projeto reuniu jovens de nove comunidades diferentes com o intuito de mostrar a favela com o olhar de quem vive nela. Todas as imagens foram feitas com smartphones.

As imagens captadas que alimentam a rede social do projeto viraram livro, site, exposição em um dos maiores museus do Rio[2], estamparam uma coleção de camisas[3] e foram expostas em faculdades do Rio.[4]

Toda essa visibilidade se deu pelo trabalho dos fotógrafos e também pela foto que circulou por todo o mundo, sendo compartilhada por cantores e atores nacionais e internacionais.

As comunidades e seus fotógrafos[editar | editar código-fonte]

Tipografias[editar | editar código-fonte]

Foi criado para cada comunidade uma tipografia feita com recortes de fotos que mostram lugares que identificam as comunidades.

As tipografias são assinadas pela agência Tundra Studies, sob o comando dos designers Karina Abicalil e Claudio Portugal.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O Favelagrafia ganhou dois bronzes no Festival de Publicidade de Cannes 2017, um em Design[5] e outro em Entertainment.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]