Faxineira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Faxineira em caricatura de 1883

Faxineiro é a pessoa que realiza trabalhos domésticos como a faxina, que é a limpeza da casa e inclui varrer, tirar o pó, lavar, retirar o lixo e outras.

O termo diarista é um sinônimo.

Valores cobrados pelos serviços de faxina[editar | editar código-fonte]

O acordo é feito diretamente entre contratante e o profissional. Há variação ao considerar número de horas trabalhadas, atividades a serem executadas e especificidade para execução das tarefas, além de recorrência do serviço contratado.

Outro fator que influencia o valor a ser cobrado pela diária é a região onde o serviço é prestado. Por exemplo, centros como São Paulo e Rio de Janeiro costumam remuneram melhor os prestadores de serviços.

É possível analisar essas variações utilizando, por exemplo, sites de serviços profissionais, tais como o NaVizinhança.

Diferença entre uma faxineira e uma doméstica[editar | editar código-fonte]

Em geral as atividades são semelhantes, com a diferença da regularidade do serviço. A doméstica pode ser contratada para trabalhar por exemplo 40 horas semanais, atendendo como renda principal apenas uma família/residência. Já a faxineira tem a agenda flexível, atendendo, por exemplo, uma residência duas vezes por semana, outra uma vez por mês e assim por diante. Nesse caso, a gestão da agenda de trabalho é mais complicada e há sempre o risco de não conseguir preencher a semana com a quantidade de "diárias" (termo usado para um dia de trabalho) desejada. Entretanto, o valor recebido por uma faxineira para oito horas de serviço costuma ser superior ao de uma doméstica ao se calcular a renda pela quantidade de dias trabalhados.

Além disso, a legislação difere entre ambos os cargos. A faxineira é uma profissional autônoma, sem descontos de impostos na fonte sobre a renda. Já a doméstica tem direito a férias, décimo terceiro salário, tem o desconto do INSS e o empregador é responsável pelo pagamento do FGTS.