Federação Portuguesa de Desportos no Gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Federação Portuguesa de Desportos no Gelo é o órgão que promove o desenvolvimento do hóquei, da patinagem artística no gelo e do hóquei em linha, comandando competições nacionais e a seleção nacional de hóquei.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A 25 de Março de 1998, oficializou-se a constituição da Associação Nacional de Desportos no Gelo e Inline Hockey (ANDG) no Cartório Notarial da Baixa da Banheira.

A 8 de Abril de 1998, formalizou-se o pedido de inscrição no Registo Nacional de Clubes e Federações Desportivas e o pedido de obtenção do Estatuto de Associação Promotora de Desporto (APD), o que representava o reconhecimento oficial da Administração Pública, junto do Centro de Estudos e Formação Desportiva, em Lisboa.

A 14 de Maio de 1998, sai a publicação da constituição da associação no Diário da República.

Mais tarde, de acordo com a lei, algumas alterações foram feitas aos Estatutos e também o nome foi modificado para a actual denominação, «Federação Portuguesa de Desportos no Gelo, A.P.D.», tendo sido feita nova escritura pública no 9º Cartório Notarial de Lisboa, a 9 de Junho de 1999, com publicação em Diário da República de 23 de Julho de 1999.

Ícone de esboço Este artigo sobre Hóquei no gelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «IIHF - Portugal» (em inglês). International Ice Hockey Federation. Consultado em 20 de agosto de 2014