Festa da Polenta
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
A Festa da Polenta é uma festa realizada na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES), no bairro Santa Cruz, sempre na primeira e segunda semana de Outubro (durante 8 dias no total).
Todo ano, a preparação para a festa começa em Março, com o Plantio do Milho, em Bananeiras, na propriedade do Sr Ambrósio Falchetto.
Em Julho, acontece a Serenata Italiana pelas ruas da cidade até o Centro de Eventos, "Polentão".
No mês de Setembro ocorre a Colheita do Milho (plantado em Março), que será utilizado para a festa.
Finalmente em Outubro, começa a festa, e dentre as principais atrações, estão: o desfile do queijo gigante, das famílias, carros de boi, tropas e transporte de milho, eleição da Rainha e Princesas, além de shows Nacionais, e o famoso "Tombo da Polenta". Na nova Casa da Nonna é possível conhecer um pouco mais da cozinha , sala de bordados, café, sobremesas e bate-papo. Além do Paiol do Nonno com sanfona, viola e violão e muito trabalho para descascar, debulhar e moer o milho para fazer a polenta. Outra atração é o Armazém da Polenta, um lugar de reviver nossa historia e levar lembranças da Festa da Polenta.
E é claro, há sempre muita comida típica e muita polenta com os almoços dos sábados que são acompanhados com as mesmas atrações de domingo.
Nessa festa outra coisa que não falta é diversão com os jogos de Moretina, Bocha, Cantarolas, Brincadeiras e muito mais.
Atrações
[editar | editar código-fonte]Casa da Nonna
[editar | editar código-fonte]A casa da nonna relembra a arquitetura das antigas casas da época da imigração: feita de madeira, dois andares, telhas de barro e espaçosa.
Na cozinha da casa é onde são preparadas as receitas à moda antiga: polenta cortada com linha, polenta frita no fogão à lenha, linguiça frita, o cafezinho, e demais delícias.
Na sala as nonnas fazem bordados, crochê e batem papo.
Outros espaços da casa é o quarto da nonna com móveis da época e no exterior o 'spiover', o 'puxadinho' da nonna.
Paiol do Nonno
[editar | editar código-fonte]No paiol no nonno são relembrados outros costumes como a fabricação de melado a partir do caldo de cana, moagem da cana com engenho tocado à força animal (boi), forno de assar pães e biscoitos, e o tradicional baile de 'tuia' onde forró não falta.