Filipe III de Hesse-Butzbach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Filipe III
Conde de Hesse-Butzbach
Conde de Hesse-Darmstadt
Governo
Vida
Nascimento 26 de Dezembro de 1581
Darmstadt, Alemanha
Morte 28 de Abril de 1643 (61 anos)
Filhos Ana Margarida de Diepholz
Cristina Sofia da Frísia Oriental
Pai Jorge I de Hesse-Darmstadt
Mãe Madalena de Lippe

Filipe III de Hesse-Butzbach (26 de dezembro de 1581 - 28 de abril de 1643) foi o único conde de Hesse-Butzbach, governando de 1609 até à morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Filipe foi o sexto filho do conde Jorge I de Hesse-Darmstadt e da condessa Madalena de Lippe. Entre os seus irmãos estava o conde Luís V de Hesse-Darmstadt. Os seus avós paternos eram o conde Filipe I de Hesse e a duquesa Cristina da Saxónia. Os seus avós maternos eram o conde Bernardo VIII de Lippe e da condessa Catarina de Waldeck–Eisenberg.[1]

Reinado[editar | editar código-fonte]

Quando o pai de Filipe morreu em 1596, o ducado de Hesse-Darmstadt foi dividido em três partes. Em Hesse-Darmstadt, tal como em muitos outros estados germânicos da época, vigorava a lei da progenitura, mas funcionava de forma diferente da clássica passagem de todos os títulos e territórios para o filho mais velho, visto que este era o sucessor do pai, mas os outros irmãos eram compensados com dinheiro. Quando o dinheiro não era suficiente, então estes eram compensados com terras.

Inicialmente, Filipe recebeu apenas o condado de Butzbach Butzbach com uma cidade e várias aldeias, mas foi conquistando outros territórios às suas terras ao longo do seu reinado, um plano que muitas vezes lhe custou indemnizações avultadas.

Filipe era um homem culto e muito viajado que era fluente em oito línguas. Era matemático, astrónomo, possuía uma valiosa biblioteca e construiu um observatório para os seus estudos do universo. Numa viagem à Itália conheceu Galileu de quem se tornou um grande amigo.

Morreu de febre durante uma viagem a Bad Ems.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Filipe casou-se primeiro no dia 29 de julho de 1610 com a condessa Ana Margarida de Diepholz de quem não teve filhos. Após a morte da primeira esposa em 1629, voltou a casar-se no dia 2 de junho de 1632 com a condessa Cristina Sofia da Frísia Oriental. Também não teve filhos dela, por isso a linha de Hesse-Butzbach extinguiu-se.

Referências