Fluxo de energia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.19.43.115 ( modificação suspeita : -111), para a edição 35640058 de Léo Cebin
branqueio de página
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Janeiro de 2013}}

{{esboço-ecologia}}

[[Imagem:Piramide energia.png|thumb|350px|Pirâmide de [[energia]] de uma comunidade aquática. Em ocre, a produção líquida de cada nível; em [[azul]], [[respiração]], a [[soma]] à esquerda é a energia assimilada.]]

Fluxo de energia é a uma análise quantitativa de energia que flui em determinada [[cadeia alimentar]], geralmente medida em joule/m².

O fluxo de energia pode ser analisado da seguinte maneira:

Parte da [[energia]] da [[presa]] não é assimilada pelo [[predador]], que corresponde ao material não digerível que será disponibilizado para os [[decompositores]]. A eficiência da transferência de energia entre níveis tróficos também é reduzida devido a táticas de fuga da presa, ou de defesas químicas das plantas. Cada organismo consome boa parte de sua energia disponível em suas próprias atividades metabólicas, reduzindo a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos superiores. Outra parte da energia de um sistema é simplesmente dissipada na forma de [[calor]].

Pode-se perceber que são vários os fatores que propiciam a diminuição do '''fluxo de energia''', através de cada [[nível trófico]], conforme o nível trófico aumenta.

A [[pirâmide de energia]] consiste em representar graficamente as taxas de fluxo energético entre vários níveis tróficos. Pode-se perceber, então, que a pirâmide de energia sempre possui uma base maior, que representa os seres [[autótrofos]] e a cada nível para cima, fica mais estreita, pois representa um ser [[heterótrofo]] distinto da [[cadeia alimentar]].

== {{Ver também}} ==
* [[Cadeia Alimentar]]
* [[Reino (biologia)|Reino]]
* [[Filo]]
* [[Canibalismo]]

{{portal-biologia}}

{{Portal3|Biologia}}

{{DEFAULTSORT:Fluxo Energia}}
[[Categoria:Biologia]]

Revisão das 00h18min de 10 de maio de 2013