Saltar para o conteúdo

Fogazza: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Cditadi (discussão | contribs)
Desfeita a edição 35437802 de 177.68.153.167
Linha 1: Linha 1:
A fogazza surgiu em 1487 a.C, os criadores dessa comida foram Sophy Fogazza Cool (filha mais nova da família Fogazza, família de origem brasileira) e Godofredo Fogazza (melhor amigo de Sophy, ele tem esse sobrenome pois é considerado como um irmão para Sophy).
A '''Fogazza''' é uma espécie de [[Pastel_(culinária)|pastel]], feito a base de farinha de trigo, recheado com queijo, variados tipos de carne e condimentos, em geral frito em óleo, mas pode ser assado também. É parecida em muitos aspectos a um pequeno [[calzone]].
Em um dia ensolarado no Canadá, Sophy e Godofredo assaltaram um super-mercado e misturaram vários ingredientes em uma panela e colocaram no forno por 5 dias. Quando foram retiram a mistura, lá havia uma espécie de massa. Eles fizeram com que a massa ficasse com formato parecido ao de pastéis e saíram vendendo Fogazza pelas ruas do Canadá.
Eles também doaram a Fogazza para mendigos necessitados que não tinham televisão e não podiam tomar banho.
Hoje em dia eles moram em um hospício no Canadá, onde fazem Fogazza para os pacientes.


Muitas pessoas confundem a '''fogazza''' com a [[focaccia]], que é assada ao forno, tem variados tipos de cobertura, embora na Itália, em algumas regiões, são denominações sinônimas, no Brasil são receitas bastante distintas. Provavelmente a fogazza é uma variação brasileira.


[[Categoria:Culinária Brasileira]]
Há, também, outros termos relacionados, como '''ficazza''' (espécie de pizza de massa alta à base de batata) ou '''ficazella''' (pastel frito), utilizados principalmente pelos descendentes de italianos residentes na cidade de São Paulo.

[[Categoria:Culinária da Itália]]

Revisão das 22h13min de 17 de abril de 2013

A fogazza surgiu em 1487 a.C, os criadores dessa comida foram Sophy Fogazza Cool (filha mais nova da família Fogazza, família de origem brasileira) e Godofredo Fogazza (melhor amigo de Sophy, ele tem esse sobrenome pois é considerado como um irmão para Sophy). Em um dia ensolarado no Canadá, Sophy e Godofredo assaltaram um super-mercado e misturaram vários ingredientes em uma panela e colocaram no forno por 5 dias. Quando foram retiram a mistura, lá havia uma espécie de massa. Eles fizeram com que a massa ficasse com formato parecido ao de pastéis e saíram vendendo Fogazza pelas ruas do Canadá. Eles também doaram a Fogazza para mendigos necessitados que não tinham televisão e não podiam tomar banho. Hoje em dia eles moram em um hospício no Canadá, onde fazem Fogazza para os pacientes.