Saltar para o conteúdo

Fragmentação (computação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 7: Linha 7:




A ''fragmentação interna'' é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa [[memória secundária]], ela ocorre quando um [[arquivo de computador|arquivo]] ou ''fragmento'' de arquivo não ocupa completamente o espaço da [[unidade de alocação]] destinado à ele, causando desperdício de espaço. Cada unidade de [[alocação]] não pode comportar ''fragmentos'' de arquivos diferentes. Na [[memória principal]], o esquema de [[particionamento]] pode ser [[particionamento dinâmico|dinâmico]] ou [[particionamento fixo|fixo]]. No particionamento dinâmico, cada processo submetido à execução recebe o tamanho necessário para se comportar por completo na memória. Assim, a memória principal é subdividida em [[Segmentação (memória)|segmentos]] de tamanho variado. No particionamento fixo, a memória é subdividida em blocos de tamanho fixo (iguais ou não) chamados em páginas, blocos ou ''frames''. Quando o processo é submetido à execução, ele é alocado em uma ou mais páginas caso seja maior do que o tamanho de uma página. O [[sistema operacional]] deve manter uma estrutura que compreenda quais páginas pertencem à um determinado processo. Portanto, fragmentação interna acontece quando um processo consegue ser de tamanho menor do tamanho de uma página, causando desperdício de espaço. Normalmente o tamanho da página é de 4 [[KiB]].
==JREL é GAY==
A ''fragmentação interna'' é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa [[memória secundária]], ela ocorre quando um [[arquivo de computador|arquivo]] ou ''fragmento'' de arquivo não ocupa completamente o espaço da [[unidade de alocação]] destinado à ele, causando desperdício de espaço. Cada unidade de [[alocação]] não pode comportar ''fragmentos'' de arquivos diferentes. Na [[memória principal]], o esquema de [[particionamento]] pode ser [[particionamento dinâmico|dinâmico]] ou [[particionamento fixo|fixo]]. No particionamento dinâmico, cada processo submetido à execução recebe o tamanho necessário para se comportar por completo na memória. Assim, a memória principal é subdividida em [[Segmentação (memória)|segmentos]] de tamanho variado. No particionamento fixo, a memória é subdividida em blocos de tamanho fixo (iguais ou não) chamados em páginas, blocos ou ''frames''. Quando o processo é submetido à execução, ele é alocado em uma ou mais páginas caso seja maior do que o tamanho de uma página. O [[sistema operacional]] deve manter uma estrutura que compreenda quais páginas pertencem à um determinado processo. Portanto, fragmentação interna acontece quando um processo consegue ser de tamanho menor do tamanho de uma página, causando desperdício de espaço. Normalmente o tamanho da página é de 4 [[KiB]].por isso se designa de homosexual quem é o Furtadinho .


==Fragmentação externa==
==Fragmentação externa==

Revisão das 12h36min de 11 de dezembro de 2009

 Nota: Se procura a forma de reprodução, veja Reprodução assexuada.

Em computação, fragmentação é o desperdício de espaço disponível em memória. Existem dois tipos de fragmentação, a fragmentação interna e a fragmentação externa.

JREL É GAY!!!!!



A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado à ele, causando desperdício de espaço. Cada unidade de alocação não pode comportar fragmentos de arquivos diferentes. Na memória principal, o esquema de particionamento pode ser dinâmico ou fixo. No particionamento dinâmico, cada processo submetido à execução recebe o tamanho necessário para se comportar por completo na memória. Assim, a memória principal é subdividida em segmentos de tamanho variado. No particionamento fixo, a memória é subdividida em blocos de tamanho fixo (iguais ou não) chamados em páginas, blocos ou frames. Quando o processo é submetido à execução, ele é alocado em uma ou mais páginas caso seja maior do que o tamanho de uma página. O sistema operacional deve manter uma estrutura que compreenda quais páginas pertencem à um determinado processo. Portanto, fragmentação interna acontece quando um processo consegue ser de tamanho menor do tamanho de uma página, causando desperdício de espaço. Normalmente o tamanho da página é de 4 KiB.

Fragmentação externa

A fragmentação externa ocorre no particionamento dinâmico. Este tipo de fragmentação começa a acontecer quando os programas forem terminando e deixando espaços cada vez menores na memória, não permitindo o ingresso de novos programas. Para contornar o problema, há algoritmos que movem os segmentos para próximos uns dos outros (compactação), deixando espaço de memória contíguo, não-fragmentado disponível. Há também algoritmos de escolha de espaços vazios para alocar processos como o first-fit, best-fit e o worst-fit.



JREL IN DE REINOS!!!!!!

o jrel e gay!!!!

e nao so perguntem o k ele fas em casa a ver o redtub

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.