Francisco de Sales Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francisco de Sales Ferreira era natural de Lisboa onde nasceu por volta de 1820. Foi casado com D. Joana Elvira da Costa, natural de Luanda, de quem teve 7 filhos. Faleceu em 17 de janeiro de 1857.

Francisco de Sales Ferreira foi um explorador português do século XIX. Em 1850, comandou uma expedição ao Cassange (Angola) [1].

Faleceu no Bembe (Angola), em terras do Presídio do Encoge, com 37 anos, de uma febre perniciosa. Deixando, em Lisboa, viúva e sete filhos menores, o último dos quais ainda por nascer. Apesar da sua tenra idade, em muito contribuiu para serviços do Ultramar. Foi protagonista das expedições de Cassange contra o Jaga Bumba, conseguindo vencer e depor o poderoso chefe negro. Desempenhou várias posições de relevo, em Angola: comandante do depósito de colonos, comandante do Presídio de Pungo Andongo, comandante da Companhia de Sapadores, director do Trem, comandante do Batalhão de Infantaria de Linlo e chefe da Polícia [2].

Referências

  1. Ferreira, Francisco de Sales, Memoria da expedição a Cassange, commandada pelo major graduado Francisco de Sales Ferreira em 1850. Lisboa, na Imp. Silviana 1851.
  2. Luanda (Luanda, Angola)., Câmara Municipal (1971). Boletim cultural - [Câmara Municipal de Luanda], Issue 33. Luanda, Angola: Repartição de Cultura e Turismo. pp. 32–33 


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.