Fronteira Djibuti–Etiópia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fronteira Djibuti-Etiópia)
Fronteira Djibuti–Etiópia
Delimita: Djibouti
 Etiópia
Comprimento: 349 km
Posição: 206
Criação: 1967
Traçado atual: 1952/1977

A fronteira entre a Etiópia e o Djibouti é a linha que de 349 km de extensão, que separa o oeste e o sul de Djibouti do nordeste da Etiópia. Vai do cume do Mousa Ali na fronteira tríplice Djibouti-Etiópia-Eritreia no norte até ao lago Abhe Bid Hayk no sul. Daí vai para leste até ao ponto fronteiriço triplo dos dois países com a Somália.

Passa nas proximidades da cidade de Ali Sabieh no seu extremo leste. Separa, do norte para o sul, as regiões etíopes de Afar e Dire Dawa das regiões de Tadjourah e Dikhil até o lago Abhe Bid Hayk e no leste de Ali Sabieh.

Djibouti foi o antigo Território Francês dos Afares e Issas de 1862 até 1967. Obteve a sua independência em 1977. A Etiópia era nação independente até a conquista pela Itália em 1935. Foi tomada pelos britânicos aos italianos em 1941, na Segunda Grande Guerra. A independência veio em 1952. Esses acontecimentos e os diversos conflitos que deram origem à Eritreia marcaram essa fronteira.

O ponto de tríplice fronteira setentrional foi fixado em abril de 2002 pela comissão de demarcação de fronteira entre Etiópia e Eritreia[1].

Em 20 de setembro de 2020, foi inaugurado o novo ponto de entrada do corredor perto da cidade de Balho, na fronteira norte com Djibuti. Além dos postos fronteiriços em Galafi na fronteira ocidental com o Djibouti e Dewele no sudoeste, é o terceiro ponto de entrada oficial entre os dois países.[2] Em agosto de 2022, o Mercado Comum da África Oriental e Austral anunciou o financiamento do corredor etíope-djibutiano com 3,2 milhões de euros.[3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.