Fronteira Honduras–Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Honduras–Nicarágua
Fronteira Honduras–Nicarágua
O rio Coco estabelece a parte oriental desta fronteira
Delimita: Honduras
Nicarágua
Comprimento: 342 km
Posição: 207
Criação: 1838

A fronteira entre Honduras e a Nicarágua é a linha de 352 km de extensão, sentido oeste-leste, ligando o Golfo de Fonseca (Oceano Pacífico) a o litoral do Mar do Caribe, que separa sul de Honduras do norte da Nicarágua. É parcialmente formada deste o leste pelo Rio Coco, passa entre os departamentos, de oeste para leste:

Honduras e Nicarágua fizeram parte, respectivamente, da Federação Centro-Americana e das Províncias Unidas da América Central, entre 1823 e 1838, quando essa uniões de países se desfizeram e ambas nações obtiveram suas independências e definição da fronteira.

Em 1937, a emissão de um selo da Nicarágua com uma etiqueta sobre parte do território hondurenho indicando "território em litígio" quase causou uma guerra entre os dois países[1] O território já tinha sido reclamado pela Nicarágua, mas as Honduras julgavam o assunto encerrado em 1906, quando uma arbitragem pelo rei Afonso XIII de Espanha lhe atribuiu a área.

As raízes do problema da génese caótica desta fronteira residem na forma do processo de independência em 1821 como república federal.

Referências

  1. Frank Jacobs (13 de setembro de 2012). «The Stamp that Almost Caused a War». Consultado em 16 de setembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.