Fronteira Namíbia–Zâmbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fronteira Namíbia-Zâmbia)
Fronteira Namíbia–Zâmbia

Acima: Localização da Zâmbia (laranja) e da Namíbia (verde).
Abaixo: Mapa da faixa de Caprivi nas proximidades da fronteira.
Delimita: Namíbia
 Zâmbia
Comprimento: 233 km
Posição: 242

A fronteira entre a Namíbia e Zâmbia é uma linha de 233 km de extensão, sentido leste-oeste, no sul da Zâmbia (província Ocidental do país), que separa esse país da Namíbia, norte da Faixa de Caprivi.

Vai do oeste, da tríplice fronteira Namíbia-Zâmbia-Angola, até o leste na fronteira tríplice dos dois países com Botsuana. Há uma passagem rodoviária entre os dois países , a ponte Katima Mulilo sobre o rio Zambeze, em Katima Mulilo.

Esse ponto triplo do leste fica a apenas 2 km de outra tríplice fronteira Zimbábue-Zâmbia-Botsuana. Devido a essa proximidade entre duas fronteiras tríplices, esse ponto pode aparentar ser uma fronteira quádrupla Zimbábue-Zâmbia-Botsuana-Namíbia.

Essa fronteira foi oficialmente definida em 1990, quando a Namíbia obteve a sua independência da África do Sul. Da parte da Zâmbia, as fronteiras nessa região foram sendo definidas desde o século XIX quando Cecil Rhodes em 1889 estabeleceu a Companhia Britânica da África do Sul. Em 1923 a área passou a ser protetorado britânico, foi dividida em Rodésia do Norte (hoje Zâmbia) e Rodésia do Sul (depois Rodésia, hoje Zimbábue.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.