Fronteira Quênia–Sudão do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Quênia–Sudão do Sul
Delimita:  Quênia
 Sudão do Sul
Comprimento: 232 km
Posição: 244
Criação: 1898
Traçado atual: 1956

A fronteira entre Quênia e o Sudão do Sul é uma linha sinuosa de 232 km de extensão, sentido leste-oeste, no sudeste do Sudão do Sul (província Equatória Oriental), que separa esse país do Quênia, província Vale do Rift.

Traçado[editar | editar código-fonte]

O traçado da fronteira compreende dois trechos quase retilíneos:

  • O mais curto, do oeste, se inicia na tríplice fronteira Sudão do Sul-Quênia-Uganda e vai para o nordeste até o início do trecho mais longo.
  • O mais longo segue na direção dos paralelos até fronteira tríplice dos dois países com a Etiópia, dentro do extremo norte do Lago Turkana (antigo Lago Rodolfo). Ao norte desse trecho fica o Triângulo de Ilemi. O Triângulo de Ilemi, cuja "base" sul é o trecho maior acima, é uma área de 10200 a 14000 km² reivindicada, antes da independência do Sudão do Sul em 2011, pelo Sudão, Quênia e Etiópia. O Quênia a ocupa desde então como uma área disputada entre os três países.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

A fronteira corresponde à antiga fronteira entre o Sudão (hoje em Equatória Central, Sudão do Sul) e o Quénia, já que com a secessão do Sudão do Sul face ao Sudão em julho de 2011 a fronteira do lado sudanês passou para o controlo sul-sudanês.

A fronteira entre o Quênia e o Sudão fora oficialmente definida em 1956, quando o Sudão obteve sua independência do Egito e do Reino Unido. Até então, desde 1898, o Sudão era o protetorado chamado Sudão Anglo-Egípcio.

Referências

  1. Boundary dispute that’s an embarrassment to Kenya, standardmedia.co.ke, 6 de janeiro de 2010
  2. South Sudan to demarcate border with Kenya, standardmedia.co.ke, 20 de enero de 2016
  3. Kenya, Ethiopia, South Sudan in talks over disputed land, theeastafrican.co.ke, 21 de febrero de 2016
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.