Futebol pela Amizade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

FUTEBOL PELA AMIZADE (em russo: ФУТБОЛ ДЛЯ ДРУЖБЫ) Futebol pela Amizade é um programa social infantil internacional implementado pela PJSC Gazprom. O programa tem como objetivo cultivar nas gerações mais jovens valores importantes e o interesse por um estilo de vida saudável, através do futebol[1]. No âmbito do programa, jogadores de futebol na faixa etária dos 12 anos e de diferentes países[2] participam num fórum infantil internacional anual, a Taça do Mundo de "Futebol pela Amizade", o Dia Internacional do Futebol e da Amizade[3].

O organizador global do programa é o AGT Communications Group (Rússia)[4].

História[editar | editar código-fonte]

Futebol pela Amizade 2013[editar | editar código-fonte]

O primeiro fórum infantil internacional Futebol pela Amizade foi realizado em 25 de maio de 2013, em Londres. Participaram 670 crianças de 8 países: da Bulgária, passando pela Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Rússia, Sérvia e Eslovénia[5]. A Rússia foi representada por 11 equipas de futebol provenientes de 11 cidades russas que receberão os jogos do Campeonato do Mundo FIFA 2018. As equipas de juniores do Zenit, Chelsea, Schalke 04, Crvena Zvezda, vencedores do dia do desporto infantil da Gazprom, assim como os vencedores do Festival de Fakel também parciparam do fórum[6].

Durante o fórum, as crianças falaram com o seus pares de outros países e com jogadores de futebol famosos, além de assistirem à final da Taça da Liga dos Campeões da UEFA 2012/2013 no Estádio de Wembley[7].

O resultado do fórum foi uma carta aberta na qual as crianças formularam oito valores do programa: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, lealdade, vitória e tradições. Posteriormente, a carta foi enviada aos dirigentes da UEFA, FIFA e COI[8]. Em setembro de 2013, durante uma reunião com Vladmir Putin e  Vitaly Mutko, Sepp Blatter confirmou a receção da carta e declarou estar preparado para apoiar o programa Futebol pela Amizade[9].

Futebol pela Amizade 2014[editar | editar código-fonte]

A segunda edição do programa Futebol pela Amizade foi realizada em Lisboa, entre 23 e 25 de maio de 2014 e contou com a participação de mais de 450 adolescentes de 16 países: Bielorrússia, Bulgária, Reino Unido, Hungria, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Turquia, Ucrânia, França e Croácia. Os jovens jogadores de futebol participaram no fórum internacional Futebol pela Amizade, num torneio de futebol de rua e assistiram à final da Taça da Liga dos Campeões UEFA 2013/2014[10]. O vencedor do Torneio Internacional de Futebol de Rua em 2014 foi a equipa de juniores do Benfica (Portugal).

O resultado da segunda edição do programa foi a eleição de um líder do movimento Futebol pela Amizade. O eleito foi Felipe Suarez, de Portugal. Em junho de 2014, como líder do movimento, Felipe visitou o nono torneio internacional de futebol juvenil em memória de Yuri Andreyevich Morozov[11].

Futebol pela Amizade 2015[editar | editar código-fonte]

A terceira edição do programa social internacional Futebol pela Amizade foi realizado em junho de 2015 em Berlim. Os jovens participantes do continente asiático, crianças de equipas de futebol do Japão, China e Cazaquistão - participaram no programa pela primeira vez. Ao todo, participaram na terceira edição 24 equipas de juvenis de 24 clubes de futebol de 24 países.[12]

Os jovens jogadores conversaram com os seus pares de outros países e estrelas do mundo do futebol, incluindo o embaixador global do programa, Franz Beckenbauer, além de participarem no torneio internacional de futebol de rua entre as equipas de juniores. O vencedor do Torneio Internacional de Futebol de Rua em 2015 foi a equipa de juniores do Rapid (Áustria).[12]

Os eventos da terceira edição do programa Futebol pela Amizade foram transmitidos por 200 jornalistas das principais publicações de todo o mundo, assim como por 24 jovens repórteres da Europa e Ásia, membros do Centro de Imprensa Infantil Internacional. A edição de 2015 culminou com a cerimónia de entrega dos prémios da Taça dos Nove Valores, ganha pela equipa do Clube de Futebol de Barcelona (Espanha)[13]. O vencedor foi escolhido pelas crianças que, na véspera do Fórum, participaram na votação global ocorrida em todos os 24 países participantes[13].

No final do fórum, todos os participantes seguiram a tradição de participar na final da Taça da Liga dos Campeões UEFA 2014/2015 no Estádio Olímpico de Berlim[14].

Futebol pela Amizade 2016[editar | editar código-fonte]

O pontapé de saída do Programa Social Infantil Futebol pela Amizade em 2016 foi dado em parte por uma conferência de imprensa Online, realizada em 24 de março em Munique, com a participação do embaixador global do programa, Frankz Beckenbauer[15].

Na sua quarta edição, o programa contou com 8 novas equipas do Azerbaijão, Argélia, Arménia, Argentina, Brasil, Vietname, Quirguistão e Síria, atingindo um total de 32 países participantes[16].

Em 5 de abril de 2016, iniciou-se a votação para o único troféu disputado, a Taça dos "Nove Valores"[17]. Fãs de todo o mundo participaram na escolha do vencedor, mas a decisão final coube aos participantes votantes do Futebol pela Amizade, por meio de uma votação. A Taça foi conquistada pela equipa do Bayern de Munique (Alemanha)[18]. Os participantes no Futebol pela Amizade salientaram as atividades dos clubes no sentido de pretsraem apoio a crianças com, necessidades especiais, assim como iniciativas para fornecer tratamento a crianças de diferentes países e ajudar os necessitados[18].

O quarto fórum infantil internacional Futebol pela Amizade e o jogo final do torneio internacional de futebol de rua infantil ocorreu entre 27 e 28 de maio de 2016, em Milão. O vencedor do torneio foi a equipa do Maribor (Eslovénia)[19]. No final do fórum, todos os participantes respeitaram a tradição de participar na final da Taça da liga dos Campeões UEFA[20]. Os eventos do Fórum foram cobertos por mais de 200 jornalistas dos principais meios de imprensa a nível mundial, assim como pelo Centro de Imprensa Infantil Internacional, que incluiu jovens jornalistas dos países participantes[21].

Jovens jogadores do clube sírio Al-Wahda participaram na quarta edição do Futebol pela Amizade, um facto sem precedentes. A inclusão da equipa síria entre os participantes no programa e a visita de crianças sírias aos eventos em Milão constituiu um passo importante na direção da superação do isolamento humanitário no país[22]. O editorial desportivo em árabe do canal de televisão internacional Russia Today, com apoio da Federação Síria de Futebol, realizou um documentário intitulado "Três dias sem guerra", sobre as crianças participantes no projeto. No dia 14 de setembro de 2016, mais de 7 mil pessoas assistiram à estreia do filme em Damasco[23].

Futebol pela Amizade 2017[editar | editar código-fonte]

O local de realização do projeto social infantil internacional Futebol pela Amizade em 2017 foi São Petesburgo (Rússia) e os eventos de encerramento foram realizados entre os dias 26 de junho e 3 de julho[24].

Em 2017, o número de países participantes aumentou de 32 para 64[25]. Pela primeira vez, o programa Futebol pela Amizade contou com a participação de crianças do México[26] e dos Estados Unidos[27]. Assim, o projeto passou a reunir jovens jogadores de cinco continentes: África, Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul[28].

Na quinta edição[29], o programa foi implementado de acordo com um novo conceito: foi escolhido um jovem jogador de futebol de cada país para representá-lo. Os jogadores foram reunidos em oito Equipas da Amizade internacionais, compostas por rapazes e raparigas de 12 anos, incluindo crianças com necessidades especiais[30].

No decurso do sorteio, foram determinadas a composição nacional das equipas e as posições de jogo dos representantes dos países participantes. O sorteio foi realizado via conferência pela Internet. À frente das oito Equipas da Amizade encontravam-se jovens treinadores: Rene Lampert (Eslovénia), Stefan Maksimovich (Sérvia), Brandon Shabani (Reino Unido), Charlie Sui (China), Anatoly Chentuloyev (Rússia), Bogdan Krolevetsky (Rússia), Anton Ivanov (Rússia), Emma Henschen (Holanda). Lilya Matsumoto (Japão), representante do Centro de Imprensa Internacional do Futebol pela Amizade também participou no sorteio[31].

O vencedor da Taça do Mundo de Futebol pela Amizade 2017 foi a "equipa laranja", que contou com um jovem treinador e jovens jogadores de nove países: Rene Lampert (Eslovénia), Hong Jun Marvin Tue (Singapura), Paul Puig I Montana (Espanha), Gabriel Mendoza (Bolívia), Ravan Kazimov (Azerbaijão), Khrisimir Stanimirov Stanchev (Bulgária), Ivan Agustin Casco (Argentina), Roman Horak (República Checa), Hamzah Yusuf Nuri Alhavvat (Líbia).[31]

O fórum internacional infantil Futebol pela Amizade contou com a participação de Viktor Zubkov (presidente do conselho administrativo da PJSC Gazprom)[32], Fatma Samura (secretária geral da FIFA), Philippe Le Flock (diretor geral comercial da FIFA), Giulio Baptista (jogador de futebol brasileiro), Ivan Zamorano (atacante chileno), Alexander Kerzhakov (jogador de futebol russo) e outros convidados, que incentivaram à promoção de valores humanos fundamentais entre a geração mais jovem[33].

Em 2017, o projetou reuniu 600 mil pessoas e mais de 1 000 crianças e adultos de 64 países, que participaram nos eventos de encerramento em São Petesburgo[34].

Futebol pela Amizade 2018[editar | editar código-fonte]

Em 2018, ficou decidido que a sexta edição do Futebol pela Amizade seria realizada de 15 de fevereiro a 15 de junho na Rússia. Os participantes no programa incluem jovens jogadores de futebol e jornalistas em representação de 211 países e regiões do mundo[35]. O início oficial do programa para 2018 teve lugar no sorteio público do Futebol pela Amizade ao vivo, com os resultados a levar à formação de 32 equipas de futebol internacionais, as Equipas da Amizade[36].

Uma nova parte do programa Futebol pela Amizade foi a inclusão da missão ambiental em 2018. As Equipas da Amizade foram batizados com nomes de espécies de animais raras e em perigo de extinção:

African Elephant

Komodo Dragon

Kipunji

Big Turtle

Dama Gazelle Cheetah

Rhinoceros

Angel Shark

Polar Bear Lemur

Grizzly Bear

Whale Shark

Three-Toed Sloth

King Cobra

Chimpanzee

Gharial Western Gorilla

Imperial Woodpecker

Saiga

Blond Capuchin

Koala

Siberian Tiger

Grévy's Zebra

Orangutan Giant Panda

Magellanic Penguin

Rothschild's Giraffe

Humpback Whale

African Wild Dog

Lion

Hippopotamus

Galápagos Sea Lion

Principais eventos do programa em 2018[37]: Estafeta da Amizade  (realizada de 16 de fevereiro a 25 de abril em 211 países e regiões participantes no programa), Dia Internacional do Futebol e da Amizade (25 de abril), Acampamento Internacional da Amizade, Campeonato Mundial do Futebol pela Amizade e Fórum Internacional Infantil do Futebol pela Amizade[38].

Países e regiões participantes no programa Futebol pela Amizade em 2018:

1. Governo da Austrália

2. República da Áustria

3. República do Azerbaijão

4. República Democrática da Argélia

5. Ilhas Virgens dos Estados Unidos

6. Samoa Americana

7. Anguilha

8. Antígua e Barbuda

9. República Árabe do Egito

10. República da Argentina

11. Aruba

12. Barbados

13. Belize

14. Ilhas Bermudas

15. República Bolivariana da Venezuela

16. Bósnia e Herzegovina

17. Ilhas Virgens Britânicas

18. Burquina Faso

19. Luxemburgo

20. Hungria

21. República do Uruguai

22. República do Gabão

23. República da Guiné

24. Gibraltar

25. Brunei Darussalam

26. Estado de Israel

27. Estado do Qatar

28. Estado do Koweit

29. Estado da Líbia

30. Estado da Palestina

31. Granada

32. Grécia

33. Geórgia

34. República Democrática de Timor-Leste

35. República Democrática do Congo

36. República Democrática de São Tomé e Príncipe

37. República Democrática Socialista do Sri Lanka

38. República Dominicana

39. Reino Hachemita da Jordânia

40. República Islâmica do Afeganistão

41. República Islâmica do Irão

42. República Islâmica da Mauritânia

43. República da Itália

44. República do Iémen

45. Ilhas Caimão

46. Canadá

47. República Popular da China

48. Taiwan

49. Principado de Andorra

50. Principado do Listenstaine

51. República Cooperativa da Guiana

52. República Democrática Popular da Coreia

53. Reino do Barém

54. Reino da Bélgica

55. Reino do Butão

56. Reino da Dinamarca

57. Reino da Espanha

58. Reino do Camboja

59. Reino do Lesoto

60. Reino de Marrocos

61. Reino da Holanda

62. Reino da Noruega

63. Reino da Arábia Saudita

64. Reino da Suazilândia

65. Reino da Tailândia

66. Reino de Tonga

67. Reino da Suécia

68. Quirguistão

69. Curaçao

70. República Democrática Popular do Laos

71. República da Letónia

72. Líbano

73. República da Lituânia

74. Malásia

75. República das Maldivas

76. Estados Unidos Mexicanos

77. Estado Plurinacional da Bolívia

78. Mongólia

79. Monserrate

80. República Popular do Bangladeche

81. Estado Independente da Papua-Nova Guiné

82. Estado Independente de Samoa

83. Nova Zelândia

84. Nova Caledónia

85. República Unida da Tanzânia

86. Emirados Unidos Árabes

87. Ilhas Cook

88. Ilhas Turcas e Caicos

89. República da Albânia

90. República de Angola

91. República da Arménia

92. República da Bielorrússia

93. República do Benim

94. República da Bulgária

95. República do Botsuana

96. República do Burundi

97. República de Vanuatu

98. República do Haiti

99. República da Gâmbia

100. República do Gana

101. República da Guatemala

102. República da Guiné-Bissau

103. República das Honduras

104. República do Jibuti

105. República da Zâmbia

106. República do Zimbabué

107. República da Índia

108. República da Indonésia

109. República do Iraque

110. República da Irlanda

111. Islândia

112. República do Cazaquistão

113. República do Quénia

114. República de Chipre

115. República da Colômbia

116. República do Congo

117. República da Coreia

118. República do Kosovo

119. República da Costa Rica

120. República da Costa do Marfim

121. República de Cuba

122. República da Libéria

123. República da Maurícia

124. República de Madagáscar

125. República da Macedónia

126. República do Maláui

127. República do Mali

128. República de Malta

129. República de Moçambique

130. República da Moldávia

131. República da Namíbia

132. República do Níger

133. República da Nicarágua

134. República de Cabo Verde

135. República Islâmica do Paquistão

136. República do Panamá

137. República do Paraguai

138. República do Peru

139. República da Polónia

140. Portugal

141. República do Ruanda

142. República de São Marinho

143. República das Seicheles

144. República do Senegal

145. República da Sérvia

146. República de Singapura

147. República da Eslovénia

148. Mianmar/Birmânia

149. República do Sudão

150. República do Suriname

151. República da Serra Leoa

152. República do Tajiquistão

153. República de Trindade e Tobago

154. República do Turquemenistão

155. República do Uganda

156. República do Usbequistão

157. República das Fiji

158. República das Filipinas

159. República da Croácia

160. República do Chade

161. República do Montenegro

162. República do Chile

163. República do Equador

164. República da Guiné Equatorial

165. República do Salvador

166. República do Sudão do Sul

167. República dos Camarões

168. Federação da Rússia

169. Roménia

170. Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China

171. Estado Livre Associado de Porto Rico

172. Irlanda do Norte

173. São Vicente e Granadinas

174. Santa Lúcia

175. República Árabe da Síria

176. República Eslovaca

177. Comunidade das Baamas

178. Comunidade da Domínica

179. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

180. Estados Unidos da América

181. Ilhas Salomão

182. República Socialista do Vietname

183. União das Comores

184. Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China

185. Sultanato de Omã

186. Taiti

187. Território de Guame

188. República Togolesa

189. República da Tunísia

190. República da Turquia

191. Ucrânia

192. País de Gales

193. Ilhas Faroé

194. República Democrática Federal do Nepal

195. República Democrática Federal da Etiópia

196. República Federativa do Brasil

197. República Federal da Alemanha

198. República Federal da Nigéria

199. República Federal da Somália

200. Federação de São Cristóvão e Neves

201. República da Finlândia

202. República da França

203. República Centro-Africana

204. República Checa

205. Confederação Suíça

206. Escócia

207. Estado da Eritreia

208. República da Estónia

209. República da África do Sul

210. Jamaica

211. Japão

Futebol pela Amizade 2019[editar | editar código-fonte]

Em 2019 os principais eventos da Sétima edição do programa Futebol pela Amizade teráo lugar de 28 de maio a 2 de junho em Madri. Tradicionalmente a composição das equipas internacionais de amizade será determinado em Sorteio. Assim como em 2018 as Equipas da Amizade foram batizados com nomes de espécies de animais raras e em perigo de extinção, no quadro da missão ambiental.[39]

Um dos eventos principais no quadro da Sétima edição de novo será o Fórum Internacinal Infantil de Futebol pela Amizade. Em 2019 o Fórum será um plataforma  para o diálogo constructivo e para intercâmbio de experiência entre futebolistas, políticos e representantes das orçanizações públicas e desportivas. O trabalho do Fórum é dedicado aos assuntos de desenvolvimento de futebol infantil e juvenil a nível mundial.[39]

Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade[editar | editar código-fonte]

O torneio internacional infantil de futebol tem lugar no âmbito do programa Futebol pela Amizade. As equipas participantes no campeonato - Equipas da Amizade - são formados a partir de um sorteio aberto. As equipas são organizadas com base no princípio do Futebol pela Amizade: atletas de diferentes nacionalidades, sexo e aptidões físicas jogam na mesma equipa[40].

Fórum Internacional Infantil Futebol pela Amizade[editar | editar código-fonte]

No Fórum Internacional Infantil Futebol pela Amizade, jovens participantes reúnem-se com adultos para discutir a promoção e desenvolvimento dos valores do programa em todo o mundo. Durante o Fórum, as crianças encontram-se e falam com os seus pares de outros países, jogadores de futebol famosos, jornalistas e figuras públicas, além de se tornarem jovens embaixadores que, no futuro, continuarão a promover os valores universais entre os seus pares[41].

Centro de Imprensa Internacional Infantil  [editar | editar código-fonte]

Uma característica especial do programa Futebol pela Amizade é o Centro de Imprensa Internacional Infantil[42]. Foi primeiramente organizado no âmbito do programa Futebol pela Amizade de 2014[43]. Os jovens jornalistas no Centro de Imprensa realizam a cobertura dos eventos do programa para os seus países[44]: preparam notícias para a imprensa desportiva nacional e internacional, participam na criação de conteúdos para o canal de TV Futebol pela Amizade, o jornal infantil do Futebol pela Amizade e a estação de rádio oficial do programa[45]. O Centro de Internacional de Imprensa Infantil unifica os vencedores das competições nacionais de Melhor Jornalista Jovem[46], melhores bloggers, fotógrafos e redatores. Jovens jornalistas do centro de imprensa apresentam a sua visão no âmbito do programa[47], implementando o formato "crianças falam sobre crianças"[48].

Dia Internacional do Futebol e da Amizade[editar | editar código-fonte]

Dentro do programa Futebol pela Amizade, o Dia Internacional do Futebol e da Amizade é celebrado no dia 25 de abril[49]. Esta comemoração foi celebrada pela primeira vez em 2014 em 16 países[50]. Neste dia, foram realizados jogos amigáveis, flash mobs, maratonas, aulas de mestres, programas televisivos, sessões de treino abertas ao público, etc. Mais de 50 mil pessoas participaram na comemoração[51].

Em 2015, o Dia do Futebol e da Amizade foi celebrado em 24 países. Durante o festival, foram realizados jogos amigáveis e outros eventos. Na Alemanha, os jogadores do Schalke 04 realizaram uma sessão de treino aberta. Na Sérvia, foi realizado um programa de TV; na Ucrânia, um jogo entre a equipa de juniores do Volyn FC e crianças inscritas no centro municipal de Lutsk para famílias, crianças e jovens[52].

Na Rússia, o Dia do Futebol e da Amizade foi celebrado no dia 25 de abril em 11 cidades. Realizaram-se jogos amigáveis em Vladivostoque, Novosibirsk, Ecaterimburgo, Krasnoyarsk, Barnaul, São Petersburgo e Saransk, para relembrar os valores fundamentais do programa. Em Krasnoyarsk, Sochi e Rostov-on-Don, foi realizada a estafeta da amizade  com a participação de atletas que carregaram a Tocha Olímpica de 2014. Em Moscovo, com o apoio da Federação Internacional dos Desportos para Cegos, foi realizado um Torneio para a Igualdade de Oportunidades. No dia 5 de maio, o Dia do Futebol e da Amizade foi celebrado em Níjni Novgorod e em Cazã.

Em 2016, o Dia do Futebol e da Amizade foi celebrado em 32 países. Na Rússia, foi celebrado em nove cidades: Moscovo, São Petersburgo, Novosibirsk, Barnaul, Birobidjan, Irkutsk, Krasnodar, Níjni Novgorod e Rostov do Don. Níjni Novgorod recebeu um jogo amigável para jovens jogadores de futebol  do Volga FC e os jogadores adultos do clube conduziram o aquecimento e o treino das crianças. Num jogo amigável realizado em Novosibirsk contou-se com a participação de crianças com deficiência na equipa da região de Novosbirsk, o Yermak-Sibir.

Em 2017, o Dia do Futebol e da Amizade foi celebrado em 64 países. Jogadores famosos, incluindo o defesa sérvio Branislav Ivanovich e o avançado holandês Dirk Kuyt, participaram em eventos em todo o mundo. Na Grécia, o evento contou com a participação de Teodoras Zagorakis, vencedor do Campeonato Europeu de Futebol em 2014 com a sua seleção nacional. Na Rússia, o Zenit FC recebeu uma sessão de treino aberto dedicada a Zakahr Badyuk, o jovem embaixador do Programa do Futebol pela Amizade em 2017. Durante o treino, o guarda-redes do Zenit FC, Yury Lodygin, elogiou as capacidades de Zakhar e partilhou com ele os segredos de um guarda-redes.

A Taça dos "Nove Valores"[editar | editar código-fonte]

A Taça dos "Nove Valores" é um prémio do Programa Social Internacional Infantil, Futebol pela Amizade. A cada ano, a Taça é entregue a quem manifestar o maior compromisso com os valores do projeto: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, lealdade, vitória, tradições e honra. Fãs de todo o mundo participaram na escolha do vencedor, mas a decisão final cabe aos participantes no projecto Futebol pela Amizade, por meio de uma votação. Clubes de futebol que são detentores da Taça dos "Nove Valores": Barcelona (2015), Bayern de Munique (2016), Al Wahda (Prémio Especial), Real Madrid (2017)[53].

Pulseira da Amizade[editar | editar código-fonte]

Todas as atividades do programa de Futebol pela Amizade começam com a troca de Pulseiras da Amizade, um símbolo de igualdade e estilo de vida saudável. A pulseira consiste de 2 tranças em azul e verde e pode ser usada por qualquer um que partilhe os valores do programa[54].

Segundo Franz Beckenbauer

"O símbolo do movimento, uma pulseira bicolor, é tão simples e claro como os valores que alicerçam ao programa Futebol pela Amizade.

Os jovens participantes no programa ataram Pulseiras da Amizade no pulso de desportistas famosos, incluindo: Dick Advocaat, Anatoly Timoshchuk, Luis Netu, Franz Beckenbauer, Luis Fernandev, Didier Drogba, Max Meyer, Fatma Samura, Leon Gorecka, Domenico Krishito, Michel Salgado, Alexander Kerzhakov, Dimas Pirros, Miodrag Bozovic, Adelina Sotnikova e Yuri Kamenets[55].

Atividade dos participantes entre as edições[editar | editar código-fonte]

Os jovens jogadores do programa Futebol pela Amizade participam em vários eventos além da edição oficial. Em maio de 2013, os jogadores júnior do clube de futebol Maribor (Eslovénia) realizaram um jogo amigável de beneficiência com crianças do Camboja[56]. No dia 14 de setembro de 2014, em Sóchi, participantes russos do programa falaram com o Presidente Vladimir Putin durante a reunião entre o Presidente da Federação Russa e o Presidente da FIFA, Sepp Blatter[57]. Em junho de 2014, o Presidente francês François Hollande convidou a equipa de Taverni, membro do programa Futebol pela Amizade, para estar presente no Palácio do Eliseu para assistir ao jogo do Campeonato do Mundo da FIFA 2014 entre a França e a Nigéria[58]. Em abril de 2016, Yuri Vaschuk, embaixador do programa Futebol pela Amizade em 2015, encontrou-se com o homem mais forte da Bielorrússia, Kirill Shimko e os jogadores jovens do BATE FC para partilhar experiências sobre a participação no projeto. Yuri Vaschuk presenteou Kirill Shimko com a Pulseira da Amizade, transmitindo-lhe o bastão da promoção dos ideais do projeto: amizade, justiça, estilo de vida saudável[58].

Prémios e Conderações[editar | editar código-fonte]

O programa Futebol pela Amizade já venceu várias competições e conquistou uma série de prémios internacionais e na Rússia. Entre eles, encontram-se: "Melhores Projetos Sociais da Rússia" na categoria de "Desenvolvimento da Cooperação Internacional", o prémio Gold Quill da Associação Internacional de Comunicadores Empresariais (IABC) na categoria de "Responsabilidade Social Corporativa" (2016)[59], os Prémios Saber, na categoria de "Melhor Projeto Social do Planeta" (2016), o prémio Drum Social Buzz na categoria de "Melhor Estratégia Internacional" (2017)[60], os Prémios Internacionais para Soluções Inovadoras de Marketing Digital na categoria de "Melhor Estratégia para os Media" (2017), o prémio "Silver Archer" na categoria de "Melhor Projeto Social da Rússia" e o Grande Prémio "Silver Archer" (2018)[61].

Referências

  1. «Football For Friendship project returns». www.sportindustry.biz (em inglês). 30 de março de 2016 
  2. «Gazprom's "Football for friendship 2014" | InSerbia Today». inserbia.info (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  3. «Europe and Asia to Meet Within Football for Friendship International Children's Social Project of Gazprom». www.newswire.ca (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  4. center, The International Children's Social FOOTBALL FOR FRIENDSHIP project press. «Young Football Players From 24 Countries of Europe and Asia Meet at Third International Children's Football for Friendship Forum». www.prnewswire.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  5. [www.london24.com/sport/football/clubs/chelsea/chelsea_and_minister_for_sport_hugh_robertson_back_football_for_friendship_programme_1_2192621 «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  6. «Franz Beckenbauer Kicks Off Gazprom's 'Football for Friendship' Campa…». archive.is. 24 de abril de 2016 
  7. ntv.ru. «В Москве подвели итоги детского форума «Футбол для дружбы»». НТВ (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  8. FIFA.com. «FIFA Partners - Gazprom - FIFA.com». FIFA.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  9. «Vladimir Putin und FIFA-Präsident Joseph S. Blatte bei "Football for Friendship" | Service - Epoch Times». 22 de maio de 2015. Consultado em 14 de abril de 2018 
  10. «Football for Friendship: Teaching values through football». euronews (em inglês). 27 de maio de 2014 
  11. «Oltre 450 ragazzi riuniti da Gazprom in occasione del Secondo Forum Internazionale FOOTBALL FOR FRIENDSHIP - Lazionews.eu». Lazionews.eu (em italiano). 27 de maio de 2014 
  12. a b [sputniknews.com/sport/20150610/1023169435.html «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  13. a b «Public | Your Web Disclosure Platform ·». www.noodls.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  14. center, The International Children's Social FOOTBALL FOR FRIENDSHIP project press. «Young Football Players From 24 Countries of Europe and Asia Meet at Third International Children's Football for Friendship Forum». www.prnewswire.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  15. «Football for Friendship ready for fourth edition». euronews (em inglês). 25 de março de 2016 
  16. [www.sgb-sports.com/index.php/fourth-gazprom-football-for-friendship-project-launches/ «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  17. RBTH (31 de março de 2016). «Gazprom soccer project unites world's children for 4th year» (em inglês) 
  18. a b Mosko, Alexey (1 de junho de 2016). «Gazprom brings soccer-crazy kids to Milan for UEFA Champions League final» (em inglês) 
  19. «Football for Friendship: Syrian youth team make tournament debut in Milan». euronews (em inglês). 31 de maio de 2016 
  20. «Beyond Sport». www.beyondsport.org. Consultado em 14 de abril de 2018 
  21. center, International Children's Social FOOTBALL FOR FRIENDSHIP programme press. «Fourth International FOOTBALL FOR FRIENDSHIP Forum Brings Together Young Footballers from Three Continents». www.prnewswire.co.uk. Consultado em 14 de abril de 2018 
  22. «Football for Friendship: Syrian youth team make tournament debut in Milan». euronews (em inglês). 31 de maio de 2016 
  23. «Стартовал пятый сезон детского соцпроекта «Футбол для дружбы»». nsn.fm (em russo) 
  24. [www.live5news.com/story/34934258/fifth-season-of-gazproms-football-for-friendship-international-childrens-project-launched «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  25. [www.wboc.com/story/34934258/fifth-season-of-gazproms-football-for-friendship-international-childrens-project-launched «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  26. [www.msnewsnow.com/story/34934258/fifth-season-of-gazproms-football-for-friendship-international-childrens-project-launched «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  27. «Fifth Season of Gazprom's Football for Friendship International Children's Project Launched | Daily Herald». finance.dailyherald.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  28. «Fifth Season of Gazprom's Football for Friendship International Children's Project Launched | Daily Herald». finance.dailyherald.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  29. [www.abc6.com/story/34934258/fifth-season-of-gazproms-football-for-friendship-international-childrens-project-launched «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  30. «News Story». www.merrilledge.com. Consultado em 14 de abril de 2018 
  31. a b «Fifth Season of Gazprom#s Football for Friendship International Children#s». www.newswit.com. Consultado em 14 de abril de 2018 
  32. «Nogomet za prijateljstvo: Novi ciljevi uz djecu iz 64 države» (em croata) 
  33. «Football brings kids together». euronews (em inglês). 6 de julho de 2017 
  34. «12-year-old S'porean boy wins global football tournament in Russia - Stomp». Stomp (em inglês). 5 de julho de 2017 
  35. «Football for friendship sets stage for 2018 World Cup». euronews (em inglês). 16 de fevereiro de 2018 
  36. «This time a defender from Bangladesh». The Daily Star (em inglês). 4 de março de 2018 
  37. «Russia opportunity for Zim youngsters | The Chronicle». www.chronicle.co.zw (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  38. AfricaNews. «Football for Friendship draw held ahead of the 2018 World Cup | Africanews». Africanews (em inglês) 
  39. a b «Сегодня стартует седьмой сезон социальной программы «Футбол для дружбы»». www.championat.com (em russo). Consultado em 14 de abril de 2019 
  40. Mosko, Alexey (30 de maio de 2014). «Big football for little Europeans» (em inglês) 
  41. FIFA.com (2 de agosto de 2017). «Football and friendship, a perfect combination». FIFA.com (em inglês) 
  42. «For Friendlies Football Scope Young Reporter Competition to be held». www.habermonitor.com (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  43. «Crawley girl, 13, who dreams to play football for England meets World Cup legend» (em inglês) 
  44. «Football For Friendship Are On The Hunt For Talented Young Journalists». It's Round And It's White (em inglês). 15 de abril de 2014 
  45. «Van Luyken - Nederlands voetbaltalent scoort tijdens Football for Friendship: BESTE JONGE JOURNALIST UIT NEDERLAND INTERVIEWT FRANZ BECKENBAUER». 8 de julho de 2014. Consultado em 14 de abril de 2018 
  46. «12-year-old Bucks boy is the best young reporter - Get Bucks». 4 de março de 2016. Consultado em 14 de abril de 2018 
  47. [sputniknews.com/art_living/20150519/1022329716.html «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  48. «Mission XI Million picks Chandigarh girl Ananya Kamboj». The Financial Express (em inglês). 28 de maio de 2017 
  49. «Kids from 24 Countries in Europe and Asia are Celebrating International Day of Football and Friendship The Independent Singapore News». 22 de maio de 2015. Consultado em 14 de abril de 2018 
  50. RBTH (15 de maio de 2015). «Children from 24 countries celebrate Day of Football and Friendship» (em inglês) 
  51. Hills, David (25 de abril de 2015). «Said & Done: David Cameron; Sepp in Sochi; and how to say sorry like you mean it». the Guardian (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2018 
  52. [business-center.amchamchina.org/news/?dir=17&doc=201504262030PR_NEWS_ASPR_____EN90314&andorquestion=OR&&ok=1&passDir=0 «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  53. «F4F "Nine values cup" 2017 goes to Real Madrid». euronews (em inglês). 17 de julho de 2017 
  54. [sputniknews.com/art_living/20150512/1022037520.html «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  55. [sputniknews.com/art_living/20150512/1022037520.html «F4F»] Verifique valor |url= (ajuda) 
  56. «"Футбол для дружбы" шагает по планете». РБК. Consultado em 14 de abril de 2018 
  57. «Meeting with FIFA President Joseph Blatter». President of Russia (em inglês) 
  58. a b «Mondial 2014. Hollande invite deux clubs amateurs à l'Elysée pour France-Nigéria». leparisien.fr (em francês). 28 de junho de 2014 
  59. «F4F» 
  60. t.akulov_63369 (31 de agosto de 2017). «How to make kids voices to be heard globally?». The Drum Awards (em inglês) 
  61. «Internationalists Awards for Innovative Digital Solutions 2017». www.internationalist-awards.com. Consultado em 14 de abril de 2018