Gíria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gírias)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Gírias são fenômenos linguísticos utilizados em um contexto informal, sendo muito utilizadas em conversas do dia a dia. São palavras que "fogem" da norma culta, as quais muitas tem origem na cultura de determinado povo ou região. O intuito de tais estruturas é substituir termos formais da língua, ou seja, interpretar as palavras com um sentido figurado.[1]Por serem algo que muitas vezes é exclusivo de um pequeno grupo, é comum que muitas gírias não sejam reconhecidas por outras pessoas, fato esse que fortalece a identidade cultural de grupos sociais.

O termo calão, embora possa ser percebido por vezes como sinônimo de gíria, outras vezes é classificado como uma forma de gíria mais grosseira ou obscena.[2] As gírias, em sua maioria, pertencem ao vocabulário específico de certos grupos, como os surfistas, rappers, hippies, tatuadores, grafiteiros etc.[carece de fontes?]. A linguagem das gírias é informal, pois tem um sentido figurado diferente. [carece de fontes?]

O termo jargão também pode ser entendido como uma gíria, no entanto, tem um cunho altamente profissional. Esse fato faz com que essas palavras sejam restritas a um pequeno grupo de médicos, professores, cineastas e etc. Trata-se, portanto, de termos específicos que facilitam a comunicação entre profissionais de determinada área.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PRETI, Dino. Dicionários de gíria. Alfa, São Paulo, 44: 57-73, 2000, link.
  • PRETI, Dino. A linguagem proibida: um estudo sobre a linguagem erótica, baseado no "Dicionário Moderno", de Bock, de 1903. São Paulo: T. A Queiroz, 1983. [Contém apêndice com o Dicionário Moderno, link.]
  • Toda Matéria: conteúdos escolares. https://www.todamateria.com.br/o-que-e-giria/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário tem os verbetes gíria e calão.
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.