Georges Mathieu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Georges Mathieu
Kunstnik.vol2.jpg
Nascimento 27 de janeiro de 1921
Boulogne-sur-Mer, France
Morte 10 de junho de 2012 (91 anos)
Paris
Nacionalidade francês
Ocupação Pintor
Escola/tradição Tachismo, Expressionismo abstrato, Abstracionismo lírico

Georges Mathieu, (27 de Janeiro de 1921-10 de Junho de 2012[1]) foi um pintor francês cujo estilo se identifica com o tachismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mathieu nasceu em Boulogne-sur-Mer, França, e ganhou reputação internacional nos anos 1950 como um dos líderes do Expressionismo abstrato. Suas grandes pinturas eram criadas rápida e impulsivamente. A despeito de sua técnica anticonvencional, ele considerava a si mesmo um pintor tradicional trabalhando com temática subjetiva e abstrata. Suas pinturas estão relacionadas ao Abstracionismo lírico americano e também ao Tachismo.

Georges Mathieu nunca recebeu educação formal em arte. Em 1947, ele trabalhou na American Express em Paris, França, e alugou um chambre de bonne próximo ao Palácio do Luxemburgo. Lá, ele executou uma série de grandes telas com fundo preto no qual pintava ornamentos coloridos, espirais e outras formas. Em seguida, ele redefiniu sua técnica, usando um fundo branco sobre o qual pintava simples formas geométricas, na maioria das vezes uma única linha monocromática. Na década de 1950 ele exibiu 50 dessas telas na Galeria Leicester em Londres.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Georges Mathieu