Embrião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Germe (embriologia))
Embrião humano de 10mm na quinta semana de gestação.
Embrião de galinha

O embrião corresponde ao estágio inicial do desenvolvimento de um organismo.[1] Nas plantas, é uma parte da semente; nos animais, é o produto das primeiras modificações do óvulo fecundado, que vai dar origem a um novo indivíduo.[2]

O embrião corresponde ao germe fecundado nos animais e ao germe (ou gérmen) da planta, estrutura embrionária contida na semente ou na raiz.[3][4]

Embrião animal não humano[editar | editar código-fonte]

O principal produto da fecundação é o zigoto, que inicia a divisão por mitose até dar origem ao embrião, formando todos os tecidos presentes nos animais. A forma, o tempo de desenvolvimento e as peculiaridades do desenvolvimento embrionário são extremamente variadas, dependendo muito do tipo de animal e em que nível do filo pertencem. De modo geral, pode-se dizer que o embrião se desenvolve em ambientes com água, podendo esse desenvolvimento acontecer em uma espécie de pacote embrionário externo (ovo) ou interno (bolsa amniótica).

Embrião humano[editar | editar código-fonte]

Corresponde às primeiras modificações do óvulo fecundado (que vai dar origem a um novo indivíduo). Essa fase de diferenciação orgânica ocorre entre a segunda e a sétima semana depois da fecundação, etapa conhecida como período embrionário[5][6].

O embrião origina-se do embrioblasto, estrutura multicelular que, em conjunto com o trofoblasto e a blastocele, constitui o blastocisto recém-implantado no endométrio. O período embrionário termina na 8ª semana depois da fecundação, quando o embrião passa a ser denominado feto.


Referências

  1. Dicionário Houaiss: 'germe'
  2. MOORE, K. L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  3. Dicionário Priberam: 'embrião'
  4. Infopédia: 'germe'
  5. Cf. SNUSTAD, Peter; SIMMONS, Michael J. Fundamentos de Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2ª ed., 2001.
  6. LEJEUNE, Jérôme. ¿Qué es el embrión humano? Ediciones Rialp, 1993.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Embriologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.