Ghost Army

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Um tanque inflável imitando o M4 Sherman

A Ghost Army (em português: Exército Fantasma) foi uma unidade de dissimulação tática do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial imitando operações britânicas anteriores e oficialmente conhecido como 23rd Headquarters Special Troops. A unidade com 1100 homens recebeu uma missão única no Exército dos Estados Unidos: Se passar por outras unidades do exército estadunidense para enganar o inimigo.

Desde quando chegaram na França, semanas após o desembarque na Normandia, até o fim da guerra realizaram "apresentações itinerantes" usando tanques infláveis, caminhões de som, transmissões de rádio falsas e dissimulações. Eles encenaram mais de 20 simulações, frequentemente operando próximo das linhas de frente. Suas missões foram mantidas em segredo até 1996 e alguns detalhes ainda são mantidos em sigilo[1]. A unidade foi tema de um documentário da PBS em 2013[2].

Referências

  1. Garber, Megan (22 de maio de 2013). «Ghost Army: The Inflatable Tanks That Fooled Hitler». The Atlantic. Consultado em 13 de dezembro de 2014. 
  2. Binkovitz, Leah (21 de maio de 2013). «When an Army of Artists Fooled Hitler». Smithsonian.com. Consultado em 13 de dezembro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.