Gimnasia y Esgrima (Comodoro Rivadavia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o Gimnasia y Esgrima de Comodoro Rivadavia. Para outros clubes homônimos, veja Gimnasia y Esgrima.
Gimnasia Indalo
Nome Club Gimnasia y Esgrima de Comodoro Rivadavia
Alcunhas Verde
Mens Sana
Fundação 13 de fevereiro de 1919
Ginásios Estadio Socios Fundadores
Capacidade 3453 pessoas
Localização Comodoro Rivadavia,Argentina
Presidente Juan Pablo Luque
Treinador Gonzalo García
Patrocinadores Grupo Indalo
Liga LNB Liga Nacional de Básquet da Argentina
Website gimnasiacomodoro.com.ar
editar
Foto do time Gimnasia y Esgrima de Comodoro Rivadavia.

O Gimnasia y Esgrima de Comodoro Rivadavia, mais conhecido como Gimnasia Indalo por motivos comerciais, é um clube de basquete, da província de Chubut, que disputa a Liga Nacional de Basquete (LNB) da Argentina. Seu uniforme é camisa verde e branca.

O clube foi fundado em 13 de fevereiro de 1919 como Club Gimnasia y Esgrima na maior cidade da Patagônia argentina.

O clube foi o primeiro campeão da Província, em 1941, em torneio organizado pela Federação de Basquete de Chubut. Também foi pioneiro nas disputas de tênis na região patagônica.

Desde 1992, é o único representante da região da Patagônia na LNB, Primeira Divisão do basquetebol argentino. Antes, em 1989, consagrou-se Campeão da Liga Nacional B, equivalente à Segunda Divisão do basquetebol do país.

O primeiro grande desempenho veio com um 3º lugar no campeonato argentino da temporada 1999-2000, o que lhe deu direito de disputar a Liga Sul-Americana. Posteriormente, consagrou-se Campeão da Liga Nacional de Basquete na temporada 2005-2006.

Em julho de 2011, o Grupo Indalo, uma empresa com sede em Comodoro Rivadavia, fez uma contribuição financeira para a instituição, a fim de continuar na Liga Nacional de Basquete e a liberação de dívidas que ele tinha. Para a temporada 2011/12, a equipe ficou conhecida Gimnasia Indalo.[1]

Fontes externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Un grupo empresario apoyará a Gimnasia de Comodoro». Argentina: Diario Jornada. 14 de julho de 2011. Consultado em 22 de abril de 2013