Ginásio Paulo Sarasate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ginásio Paulo Sarasate
Ginásio Paulo Sarasate.jpg
Nome completo Ginásio Paulo Sarasate
Características
Local R. Ildefonso Albano, 2050, Fortaleza, CE, Brasil
Capacidade 8.822
Esportes futsal
Data de inauguração 24 de setembro de 1971 (46 anos)
Administrador Prefeitura Municipal de Fortaleza
Mandante(s) Sumov Atlético Clube

O Ginásio Paulo Sarasate é um ginásio brasileiro, localizado em Fortaleza, Ceará. Pertence à Prefeitura Municipal de Fortaleza. Nele funciona a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, órgão responsável por sua administração. Possui capacidade atual total para 8.822 espectadores, sendo 7.308 lugares na arquibancada superior, 1.474 lugares nas cadeiras e 40 lugares reservados para PCD.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A construção do ginásio teve início em 5 de maio de 1963, na gestão do ex-prefeito Murilo Borges (1963-1967) produto de um esforço desenvolvido junto ao governo federal através do então Dep. Paulo Sarasate garantindo mais de 70 milhões de cruzeiros, com os trabalhos perdurando todo o mandato do ex-prefeito José Walter Cavalcante (1967-1971).

O nome do ginásio homenageia Paulo Sarasate Ferreira Lopes, ex- governador do Estado do Ceará e foi inaugurado em 24 de setembro de 1971, pelo então prefeito Vicente Fialho e o governador do Ceará, César Cals, e contou com a presença de mais de 2 mil autoridades e convidados especiais e mais outros 15 mil espectadores.

O evento de inauguração foi a partida de futebol de salão entre Sumov, da casa, e Palmeiras, termiando 2 x 1 para o time visitante. Durante o intervalo da partida, o maestro cearense Eleazar de Carvalho, um dos cinco mais celebrados regentes à época, foi homenageado com as medalhas da Abolição, através do Governo do Estado do Ceará, do Mérito Municipal oferecida pela Prefeitura de Fortaleza e do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará.

No dia 25 de março de 1980, a cúpula do ginásio cede em consequência do desgaste natural da estrutura, mas devido o fato ter ocorrido durante a madrugada, não houve ninguém ferido com gravidade. O ginásio seria reaberto em 14 de dezembro do mesmo ano, com um jogo de futebol de salão entre o Sumov e San Jorge, da Argentina.

A última grande reforma aconteceu entre os anos de 1997 e 2000, na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, com o custo total da obra chegando ao R$5.090.213,83. Com a modernização, o ginásio recebeu nova iluminação, sonorização, elevadores, setor de imprensa e tribuna de honra, as antigas escadarias, muito íngremes, que davam acesso ao anel superior, foram trocadas por novas escadas e rampas helicoidais, foram criados setores dedicados para pessoas portadoras de deficiência física, auditório, 06 (seis) vestiários, sendo 04 (quatro) para atletas e 02 (dois) para árbitros, sala vip, alojamentos, aumento nas dimensões da quadra poliesportiva para 20m x 40m, troca das cadeiras, corrimões, portões, além de nova comunicação visual.

Um fato muito curioso é que a Prefeitura de Fortaleza só tomou posse de fato e de direito do terreno onde se encontra o ginásio, no ano de 2011, após decisão da 4ª vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, de acordo com o processo Nº0092784-73.2008.8.06.0001, julgando procedente a ação de usucapião impetrada pelo ente público, por entender que o município vinha investindo no imóvel por quase 40 anos, através de reformas e eventos esportivos.

No mês seguinte, no dia 16 de novembro, o grupo Harlem Globetrotters se apresentou no local.

O "Paulo Sarasate" abrigou vários shows e eventos públicos. No esporte tem abrigado jogos de vários campeonatos desde o âmbito local até internacional como a Taça Brasil de Futsal e o Grand Prix de Futsal.

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • AZEVEDO, Miguel Ângelo. Cronologia Ilustrada de Fortaleza. Fortaleza; Programa editorial da Casa de José de Alencar, 2001.
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.