Saltar para o conteúdo

Glândula exócrina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.100.153.169, para a última versão por Campola
Linha 14: Linha 14:
DorlandsSuf = |
DorlandsSuf = |
}}
}}
As '''glândulas exócrinas''' são [[órgão]]s que produzem [[secreção|secreções]] ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sangüínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.
As '''glândulas exócrinas''' são [[órgão]]s que produzem [[secreção|secreções]] ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa [idiota] ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sangüínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.
Em geral as glândulas exócrinas são numerosas e de dimensão reduzida, podem ser [[unicelular]]es ou [[multicelular]]es; nos [[mamíferos]], o exemplo mais comum de glândula unicelular é a [[célula]] mucosa, que se acha disseminada entre as células cilíndricas do [[epitélio]] (tecido animal em que as células estão muito juntas umas das outras). Sua secreção é a [[mucina]], [[proteína]] que ao ser hidratada dá origem à substância [[lubrificante]] chamada [[muco]]. As glândulas multicelulares subdividem-se em simples e compostas, conforme sua comunicação com a superfície seja ou não ramificada.
Em geral as glândulas exócrinas [ou vc pensa q seu professor é idiota q nem vc pra pegar trabalho aqui!?] são numerosas e de dimensão reduzida, podem ser [[unicelular]]es ou [[multicelular]]es; nos [[mamíferos]], o exemplo mais comum de glândula unicelular é a [[célula]] mucosa, que se acha disseminada entre as células cilíndricas do [[epitélio]] (tecido animal em que as células [Jesus salve seu trabalho] estão muito juntas umas das outras). Sua secreção é a [[mucina]], [[proteína]] que ao ser hidratada dá origem à substância [[lubrificante]] chamada [[muco]]. As glândulas multicelulares subdividem-se em simples e compostas, conforme sua comunicação com a superfície seja ou não ramificada.
Exemplos de glândulas exócrinas são as sudoríparas, produzem suor, as mamárias que secretam leite.
Exemplos de glândulas exócrinas são as sudoríparas, produzem suor, as mamárias que secretam leite.



Revisão das 00h28min de 2 de outubro de 2008

Glândula exócrina

Glândula submandibular humana.

As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa [idiota] ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sangüínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Em geral as glândulas exócrinas [ou vc pensa q seu professor é idiota q nem vc pra pegar trabalho aqui!?] são numerosas e de dimensão reduzida, podem ser unicelulares ou multicelulares; nos mamíferos, o exemplo mais comum de glândula unicelular é a célula mucosa, que se acha disseminada entre as células cilíndricas do epitélio (tecido animal em que as células [Jesus salve seu trabalho] estão muito juntas umas das outras). Sua secreção é a mucina, proteína que ao ser hidratada dá origem à substância lubrificante chamada muco. As glândulas multicelulares subdividem-se em simples e compostas, conforme sua comunicação com a superfície seja ou não ramificada. Exemplos de glândulas exócrinas são as sudoríparas, produzem suor, as mamárias que secretam leite.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.