Saltar para o conteúdo

Glória Magadan: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de Joelmo (vandalismo : -20), revertendo para a versão 11513905 de Ebalter
Joelmo (discussão | contribs)
branqueio de página
Linha 1: Linha 1:
'''Maria Magdalena Iturrioz y Placencia''', mais conhecida como ''' Glória Magadan''' ([[Cuba]], ? de ? — [[Miami]], [[27 de junho]] de [[2001]]) foi uma autora de [[telenovela]]s [[cuba]]na radicada no [[Brasil]].

==Biografia==
Após a [[revolução cubana]] de 1959, Glória Magadan se refugia em [[Porto Rico]], onde consegue emprego na estação de TV local [[Telemundo]] e acaba sendo contratada pela agência publicitária da [[Colgate-Palmolive]] para desenvolver telenovelas patrocinadas pela empresa. Pouco depois é enviada para trabalhar na [[Venezuela]], e em 1964, é tranferida para o Brasil para produzir telenovelas. Ainda em 1964, auxiliada por [[Walter George Durst]] e por [[Daniel Más]], inicia a produção de telenovelas para a [[TV Tupi]]. São desta época tramas como ''[[Gutierritos, o Drama dos Humildes]]'', ''[[A Cor de Sua Pele]]'' e ''[[A Outra]]''. No final de 1965 é contratada pela [[TV Globo]] do [[Rio de Janeiro]], onde desenvolve novelas exóticas e super-produções. Em 1966, reescreve em uma nova versão a novela ''[[Eu Compro Esta Mulher]]'', que a própria autora escrevera em 1960 para a Telemundo. Esta nova versão é vendida para uma TV da [[Argentina]] em 1968. Ainda faz ''[[O Sheik de Agadir]]'' (1966), ''[[A Sombra de Rebeca]]'' (1967) entre outras.

Em 1967, após o fracasso de ''[[Anastácia, a Mulher sem Destino]]'', Glória convida a autora [[Janete Clair]], que estava realizando ''[[Paixão Proibida]]'' pela Tupi para escrever o final da trama.
Glória acumulava a função de escritora, supervisora e produtora de novelas na Globo. Com o acúmulo de funções, pede para que Janete Clair continue trabalhando na emissora, o que abriu caminho para que Janete fizesse sucesso com suas próprias tramas, desbancando as novelas de Magadan. Isso gerou atrito entre as duas autoras. Magadan acusou o diretor [[Daniel Filho]] de prestar maior atenção às produções de Janete e isso levou o diretor a pedir demissão da emissora. Magadan também proibía que Janete se comunicasse diretamente com o elenco.

Ainda em 1968, a TV estava mudando; as TVs [[TV Excelsior|Excelsior]] e Tupi investiam em novos meios para e teledramaturgia. A Excelsior, aproveitando-se da história do Brasil, realizava novelas como ''[[O Tempo e o Vento]]'' e ''[[A Muralha]]''. A Tupi investia em temas modernos, como em ''[[Beto Rockfeller]]'' e ''[[Nino, o Italianinho]]'', enquanto na Globo a ordem era continuar baseando-se em clássicos da literatura mundial. Mas a audiência global continuava a declinar, e em meados de 1969, a administração da Globo decide dispensar Glória Magadan, apesar dos grandes sucessos entre 1966/67. Era preciso renovar, e a Globo apostava em uma renovação com o trabalho contemporâneo de Janete Clair.

Dispensada pela Globo, Magadan consegue retornar à Tupi, onde escreve a trama de ''[[E Nós, Aonde Vamos?]]'', novela em que tentava mudar seu estilo, ao fazer uma trama atual. Após o fracasso de sua passagem pela Tupi, vai morar em [[Miami]], lar de muitos de seus compatriotas exilados. Nos EUA, continua com sua carreira como escritora, mas agora dando mais destaque aos livros e revistas.
Em 1996, Magadan foi procurada pela [[Rede Manchete]], que a queria escrevendo uma novela. A autora chegou a entregar um projeto chamado ''Homens Sem Mulher'', mas as crises constantes na emissora cancelaram o projeto.

==Telenovelas==
* ''Yo Compro Esa Mujer'' - Telemundo - Porto Rico (1960)
* ''Yo Compro Esa Mujer'' - RCTV - Venezuela (1960)
* ''O Sorriso de Helena'' (Supervisão) - Tupi (1964)
* ''Gutierritos, o Drama dos Humildes'' (Supervisão) - Tupi (1964)
* ''Pecado de Mulher'' - (Supervisão) - Excelsior (1964)
* ''Teresa'' (Supervisão) - Tupi (1965)
* ''O Cara Suja'' (Supervisão) - Tupi (1965)
* ''A Outra'' (Supervisão) - Tupi (1965)
* ''A Cor de sua Pele'' (Supervisão) - Tupi (1965)
* ''Paixão de Outono'' - Globo (1965)
* ''Um Rosto de Mulher'' (Supervisão) - Globo (1965)
* ''Eu Compro Essa Mulher'' - Globo (1966)
* ''O Sheik de Agadir'' - Globo (1966)
* ''O Rei dos Ciganos'' (Supervisão) - Globo (1966)
* ''A Sombra de Rebecca'' - Globo (1967)
* ''A Rainha Louca'' - Globo (1967)
* ''Anastácia, a Mulher Sem Destino'' (Supervisão) - Globo (1967)
* ''Sangue e Areia'' (Supervisão) - Globo (1967)
* ''O Santo Mestiço'' - Globo (1968)
* ''A Gata de Vision'' - Globo (1968)
* ''A Grande Mentira'' (Supervisão) - Globo (1968)
* ''Passos dos Ventos'' (Supervisão) - Globo (1968)
* ''Yo Compro Esa Mujer'' - Argentina (1968)
* ''A Ultima Valsa'' - Globo (1969)
* ''Rosa Rebelde'' (Supervisão) - Globo (1969)
* ''A Ponte dos Suspiros'' (Supervisão) - Globo (1969)
* ''A Cabana do Pai Tomás'' (Supervisão) - Globo (1969)
* ''E Nós, Aonde Vamos?'' - Tupi (1970)
* ''El Carruaje'' (A Rainha Louca) - Televisa San Ángel (1972)
* ''Carolina'' (Eu Compro essa Mulher) - RCTV (Venezuela) (1977)
* ''Yo Compro Esa Mujer'' - Televisa San Angél (México) (1990)
* ''Homens e Mulheres'' (projeto) - Manchete (1996)

==Referências==
* ''Walter Clark, O Campeão de Audiência'', 1991.

[[Categoria:Autores de telenovela do Brasil]]
[[Categoria:Cubanos]]

{{semiw}}

Revisão das 15h21min de 7 de dezembro de 2008