Gomes Ansur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gomes Ansur
nobre da Idade Média português
Nome completo
Gomes Ansur
Nascimento 982
  c. 1200
Pai Ansur Soares
Mãe Maria Viegas

Gomes Ansur (c. 1200 -?) foi um nobre da Idade Média português, que viveu no Reino de Portugal na época de transição entre entre os reinados de Afonso I de Portugal e de Sancho I de Portugal[1].

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Ansur Soares e de Maria Viegas, que segundo algumas genealogias seria filha de Egas Viegas de Penagate[2]. o fundador do beneditino Mosteiro de Santo André de Rendufe, na localidade de Rendufe, concelho de Amares, distrito de Braga, cuja data certa da fundações é desconhecida, no entanto sabe-se que a igreja primitiva já estava totalmente edificada em 1151. [3][4]. Casou com Estevainha Pires da Nóbrega, filha de Pero Ourigues da Nóbrega e de Maria Viegas de Ribadouro, de quem teve:

  1. Maria Gomes casou com Gonçalo Gonçalves de Atouguia,
  2. Teresa Gomes casou com Gomes Gonçalves do Lago (c. 1230 -?) foi um nobre do Reino de Portugal, tendo sido senhor feudal do Couto de Rendufe e da Domus fortis denominada Torre do Lago[5][6].
  3. Martim Gomes de Ansur casou com Tareja Fernandes.

Referências

  1. Marcelobarbio.net.br - Gomes Ansur.
  2. Marcelobarbio.net.br - Maria Viegas.
  3. Jorge Forjaz, Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira, CEGHHF-Universidade Moderna do Porto, Porto, 2001.
  4. Manuel José da Costa Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989.
  5. Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989 -vol. VI-pg. 214 (Lagos)
  6. Cristovão Alão de Morais, Pedatura Lusitana - 6 vols. Carvalhos de Basto, 2ª Edição. Braga, 1997, vol. IV-pg. 500 (Cardosos)