Goral-de-cauda-longa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGoral-de-cauda-longa
Macho adulto no Instituto Nacional de Ecologia, Coreia do Sul
Macho adulto no Instituto Nacional de Ecologia, Coreia do Sul
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Gênero: Nemorhaedus
Espécie: N. caudatus
Nome binomial
Nemorhaedus caudatus
Milne-Edwards, 1867
Distribuição geográfica
Distribuição territorial do goral-de-cauda-longa
Distribuição territorial do goral-de-cauda-longa

O goral-de-cauda-longa ou goral-de-amur (Nemorhaedus caudatus) é uma espécie de artiodáctilo da família Bovidae encontrada nas montanhas do leste e do norte da Ásia, incluindo Rússia, China e Coreia.[2] Existe uma população dessa espécie na Zona Desmilitarizada da Coreia, próximo à antiga linha de trem Donghae Bukbu.[3] A espécie é classificada como em perigo na Coreia do Sul, com uma população estimada de menos de 250 indivíduos. O goral-de-cauda-longa foi designado como o número 217 do monumento natural da Coreia do Sul. Em 2003, foi relatada a presença da espécie em Arunachal Pradesh, um estado no nordeste da Índia.[4]

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

O goral-de-cauda-longa (também conhecido como goral-cinza-chinês) foi e é escassamente encontrado na natureza em toda a China, Rússia e Coreia, bem como no Himalaia.[5] A principal população selvagem atual, cerca de 600 indivíduos encontrados na Rússia, está em declínio; em outros lugares, as populações estão abaixo de 200 indivíduos.

Muitos desses animais são mantidos em zoológicos em todo o mundo, como The Wilds of Ohio, Zoológico de Saint Louis, Zoológico Woodlands Park de Seattle, Zoológico de Los Angeles, Zoológico de Minnesota, entre outros.

Mortes em cativeiro[editar | editar código-fonte]

Em meados da década de 1970 e no início da década de 1980, vários gorais morreram em cativeiro em vários zoológicos na Índia e no Paquistão, como o Zoológico de Lahore e o Jallo Wildlife Park. Descobriu-se que suas mortes foram causadas por uma série de problemas, desde teníase, doença parasitária, nematoides e pneumonia, até gastroenterite e hepatite.[6]

Habitat[editar | editar código-fonte]

O goral-de-cauda-longa prefere altitudes elevadas com montanhas rochosas, secas, íngremes e cheias de penhascos.[7] Eles habitam perto de penhascos com vegetação esparsa e pequenas fendas onde podem se esconder do perigo. Essas áreas às vezes são cobertas por florestas perenes e caducifólias, e gorais são ocasionalmente encontrados alimentando-se de grama em cumes montanhosos expostos.[5]

Tamanho do grupo[editar | editar código-fonte]

O goral é uma espécie de grupo e vive em rebanhos de dois a 12 indivíduos.[8] Os grupos consistem em fêmeas, filhotes e machos mais jovens; os machos mais velhos tendem a ser solitários.

Território do grupo[editar | editar código-fonte]

Os animais tendem a ficar num raio de 100 acres; isso pode ser diferente para machos no cio.[5] Os machos no cio viajarão longas distâncias em terrenos acidentados para encontrar o maior número possível de fêmeas para fertilizar.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O goral-de-cauda longa parece muito semelhante às cabras. Os machos podem pesar 62-93 libras e mulheres 49-77 libras. Os comprimentos podem variar de 32 a 51 polegadas e altura dos ombros 20-31 polegadas.[9] Eles são ungulados de dedos pares da família dos caprinos. As pontas dos chifres curvam-se para trás e têm anéis distintos. Existem aberturas entre seus cascos. O rosto de um goral é achatado como o de um serau, e o nariz e os olhos estão muito próximos. Possui pelagem marrom com tons de cinza; o pelo externo é longo. A cauda espessa é geralmente marrom escura ou preta. As fêmeas geralmente têm tonalidade mais clara do que os machos; seus chifres são menores que os dos machos.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Gorais comem uma grande variedade de gramíneas, materiais lenhosos, nozes e frutas. Nos meses de verão, eles tendem a se alimentar das muitas gramíneas que crescem nas montanhas. Durante todo o inverno, eles comem galhos lenhosos e folhas de árvores e arbustos; eles são conhecidos por comer nozes, como bolotas, e algumas frutas.[8]

Expectativa de vida[editar | editar código-fonte]

A expectativa de vida média do goral na natureza é de 10 a 15 anos, embora um goral em cativeiro chegou a viver 17 anos.[10] As fêmeas entrarão em um ciclo estral de 30 a 40 horas uma vez por ano, quando poderão ser fertilizadas por um macho.[10] No final de um período de gestação de 215 dias, dão à luz um filhote ou, muito raramente, gêmeos.[10] A reprodução dentro dos sistemas zoológicos tem sido bem-sucedida, especialmente no Zoológico de San Diego.[11]

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

O goral-de-cauda-longa está protegido pelo Apêndice I da CITES, e numerosas reservas foram criadas, mas eles não são o foco principal das reservas; no entanto, eles estão protegidos quando estão nessas propriedades.[12] Na China, o goral-de-cauda-longa é uma espécie de Classe II, o que significa que está protegida. É mal aplicado devido ao uso dos animais na medicina tradicional.[12] O único esforço de conservação é trazer estes animais para cativeiro dentro do sistema zoológico, o que deverá evitar a sua extinção.[11] A caça furtiva de gorais selvagens está aumentando; eles são caçados furtivamente por causa de suas peles, carne e chifres. Eles também são caçados porque algumas de suas partes são utilizadas na medicina tradicional. Os seus predadores naturais também afetam a população. Seus predadores incluem linces, leopardos-das-neves, tigres e lobos em algumas regiões.

O negócio agrícola não tem sido gentil com o goral; o seu habitat está sendo destruído rapidamente pela técnica de corte e queima — os seus habitats naturais estão sendo cultivados e utilizados para a criação de gado. O gado doméstico está pastando toda a grama, não deixando nada para o goral nativo comer. Estão perdendo espaço nos zoológicos, pois não são um animal muito conhecido. Os gorais estão sendo substituídos por animais mais populares, como tigres, leões e ursos; esta é uma questão estritamente econômica, porque os animais mais conhecidos do jardim zoológico atraem mais visitantes, o que aumenta os lucros.

Eliminar a caça furtiva será difícil, uma vez que a razão mais comum da caça é o sustento. O aumento do ecoturismo traria dinheiro aos caçadores furtivos, para que não tivessem de explorar ainda mais a população goral. As populações cativas em zoológicos são saudáveis, portanto a reintrodução desta espécie é possível. O goral está na lista de espécies ameaçadas de extinção há algum tempo, mas o estado de conservação da espécie não mudou. Enquanto a população continuar a diminuir, as perspectivas do goral de cauda longa não serão saudáveis.

Referências

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome a
  2. Grubb, P. (2005).Wilson, D. E.; Reeder, D. M. (eds.).Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference (3rd ed.).Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.ISBN 0-8018-8221-4.OCLC 62265494.
  3. Kim, K., Cho, D. 2005.
  4. Charudutt Mishra, Aparajita Datta and M.D. Madhusudan (2005), Record of the Chinese goral Naemorhedus caudatus in Arunachal Pradesh.
  5. a b c Crane, M., J. Willard and J. Grant.
  6. «"Comparative study of endo-parasites from fecal samples of sambar (Rusa unicolor) and goral (Naemorhedus goral) in captivity."» 
  7. Duckworth, J.W., MacKinnon, J. & Tsytsulina, K. 2008.
  8. a b Nowak, Ronald M., ed.
  9. "Thai Wildlife : Rare or Extinct : Goral (Chinese Goral)." Thai Society for the Conservation of Wild Animals.
  10. a b c "Thai Wildlife : Rare or Extinct : Goral (Chinese Goral)." Thai Society for the Conservation of Wild Animals.
  11. a b Patton, Marilyn L., Lance Aubrey, Mark Edwards, Randy Rieches, Jeff Zuba, and Valentine A. Lance.
  12. a b Duckworth, J.W., MacKinnon, J. & Tsytsulina, K. 2008.