Grande incêndio de Chicago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Incêndio de Chicago.

O grande incêndio de Chicago foi um incêndio de grandes proporções ocorrido no verão de 1871 que causou a morte de trezentas pessoas, além de tornar noventa e cinco mil desabrigadas, e causar mais de duzentos milhões de dólares em danos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Naquela época, Chicago era o maior entreposto mundial de madeira. Prédios, casas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas na cidade utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma temporada anormalmente e extremamente seca, com apenas um quarto da precipitação normal, criou o cenário propício para um grande incêndio, que iniciou-se num estábulo na zona sul da cidade e rapidamente espalhou-se, devido a ventos secos e fortes, engolfando toda a cidade.

Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado, e sua reconstrução durantes os vários anos conseguintes atraiu diversos arquitetos de renome, como Frank Lloyd Wright. A engenharia e a arquitetura da cidade tornaram-se conhecidas mundialmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.