Grelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Grelha (desambiguação).
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Março de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Grelha é um utensílio culinário utilizado para assar ao fogo ou na brasa, sobre churrasqueiras, diferentes tipos de carnes e vegetais.[1]

Pode ser confeccionada de ferro, de alumínio ou de outros metais, disposta com barras bem estreitas e ao mesmo paralelas umas às outras através das quais passa o calor e cozinha a carne.

Durante o processo de assar a carne ao fogo ou na brasa, a grelha inicia a uma altura de vai de 30 a 60 centímetros do fogo e vai sendo baixada gradativamente à medida que o fogo vai baixando ou que as brasas vão perdendo a caloria.

É sobre a grelha que as carnes são colocadas, sendo viradas constantemente durante o processo de cozimento para não queimar ou tostar. Na grelha o mais usual é assar carne de gado, frango e peixe.

Referências

  1. grelha in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-27 15:05:35]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/grelha