Guterre Alderete da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
D. Guterre Alderete da Silva
Senhor da Torre de Silva e do Castelo de Alderete.
Nascimento c. 1040
  Condado Portucalense
Nome completo Guterre Alderete da Silva
Pai Pelaio Guterres da Silva
Mãe Adosinda Ermigues

D. Guterre Alderete da Silva (c. 1040 -?) foi um Rico-homem do Condado Portucalense tendo sido um dos companheiros do conde D. Henrique. Foi Senhor da Torre de Silva e do Castelo de Alderete. No Reino de Leão foi igualmente Rico-homem durante o reinado de D. Afonso VI de Leão, tendo acompanhado o rei Fernando I de Castela a quando do Tomada de Sevilha aos árabes[1][2].

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Pelaio Guterres da Silva (c. 1000 -?) e de Adosinda Ermigues (c. 1010 -?)[3] filha de Ermígio Aboazar (980 - ?) e de Vivili Turtezendes, filha de D. Turtezendo Galindes ( Guedes ). Casou com Maria Pires de Ambia (1050 -?) de quem teve:

  1. D. Paio Guterres da Silva (c. 1070 -?) casado por duas vezes, a primeira com D. Sancha Anes (1080 -?), filha de Juan Ramirez, Senhor de Montoro e a segunda com D. Urraca Rabaldes.
  2. Aldonça Guterres da Silva ( ....) casada com ; Soeiro Guedes; O da Varzea; Senhor de Baiao. [carece de fontes?]

Referências

  1. Manuel José da Costa Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. IX-pág. 383 (Silvas).
  2. Anselmo Braamcamp Freire, Brasões da Sala de Sintra-3 vols. Imprensa Nacional-Casa de Moeda, 2ª Edição, Lisboa, 1973, vol. II-pág. 3.
  3. «Ascendentes de Amalia Adelaide Tavares SARAGGA». familiamelobanha.no.sapo.pt. Consultado em 1 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 13 de fevereiro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.