Hákonar saga Hákonarsonar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página do manuscrito Hákonar saga Hákonarsonar

Hákonar saga Hákonarsonar (Saga de Haakon Haakonarson) ou Hákonar saga gamla (Saga de Haakon o Velho) é uma das sagas reais escrita em nórdico antigo; trata sobre a vida e reinado de Haakon IV da Noruega. A saga foi escrita pelo nobre e também historiador islandês Sturla Thordarson. Sturla esteve na corte norueguesa de Magno VI na década de 1260 quando soube da morte do rei Haakon, imediatamente Magno atribuiu a tarefa de escrever uma saga para o falecido monarca, que é a principal fonte de informação daquele período da história da Noruega, desde a entronização em 1217 até sua morte em 1263.

Uma pequena porção da saga, relacionada com a campanha militar na Escócia em 1263, foi traduzida ao inglês por James Johnstone e impressa em 1782, com uma segunda edição em 1882. A saga completa em inglês foi traduzida por G.W. Dasent e impressa em 1894, com uma reimpressão em 1964.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Þórðarson, Sturla; translation by G.W. Dasent (1894, repr. 1964) The Saga of Hakon and a Fragment of the Saga of Magnus with Appendices (London: Rerum Britannicarum Medii Ævi Scriptores, vol.88.4)
  • Tordarson, Sturla (2008) Håkon Håkonssons saga (Thorleif Dahls Kulturbibliotek) ISBN 9788203193675
  • Konunga sögur (Vol. 3): Hákonar saga gamla, eftir Sturlu þórðarson; Brot úr Magnúss sögu Lagabaetis (1957), Íslendingasagnaútgáfan, University of Wisconsin

Outras fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]