Hemopneumotórax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em medicina, um hemopneumotórax é um pneumotórax acompanhado de sangue na cavidade pleural, de diagnóstico relativamente fácil pela identificação radiológica de imagem hidroaérea. O sangue contido na cavidade pleural pode ser oriundo de traumatismos ou provém da ruptura de alguma aderência vascularizada. O local de sangramento geralmente se localiza na pleura parietal, raramente é encontrado na pleura visceral. Quando um sangramento intrapleural ocorre acompanhado de um pneumotórax espontâneo, temos a ocorrência de um hemopneumotórax espontâneo, porém esta é uma entidade rara.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento inicial para o hemopneumotórax é uma toracotomia com drenagem fechada em selo d´água.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kogien, Moisés Toracotomias: estudo epidemiológico em um hospital de grande porte na região Centro-Oeste do Paraná. Monografia (graduação). Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO: Guarapuava, 2006.
  • Kiser, Andy C; et al. Spontaneous hemopneumothorax in women. Southern Medical Journal. 93(12):1209-1911, 2000.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.