Henrique II da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Henrique II da Áustria
Nascimento 1107
Morte 13 de janeiro de 1177 (70 anos)
Viena
Residência Viena
Sepultamento Schottenstift
Cidadania Áustria
Progenitores Mãe:Inês da Alemanha
Pai:Leopoldo III da Áustria
Cônjuge Gertrude de Süpplingenburg, Teodora Comnena, Duquesa da Áustria
Filho(s) Leopoldo V, duque da Áustria, Inês da Áustria, Rainha da Hungria, Henrique I de Mödling, Richardis de Babenberg
Irmão(s) Inês de Áustria, Gertrude de Babenberg, Duquesa da Boêmia, Berta de Boll, Judite de Babenberg, Conrado III, Sacro Imperador Romano-Germânico, Leopoldo IV, Margrave da Áustria, Oto de Freising, Frederico II da Suábia, Conrado II de Babenberg, Adalberto II de Babenberg
Ocupação soberano
Título duque
Causa da morte queda de cavalo

Henrique II, (1107Viena, 13 de janeiro de 1177) foi conde palatino do Reno entre 1140-1141, marquês da Áustria entre 1141 a 1156 e, como Henrique XI, também duque da Baviera entre 1141-1156, duque da Áustria entre 1156-1177 e um príncipe da dinastia Babemburgo.

Sendo filho de Leopoldo III, primeiro torna-se conde palatino do Reno até ser eleito como duque da Baviera e da Áustria quando o seu irmão, Leopoldo IV, faleceu. Até 1143, ele foi casado com Gertrude de Suplingemburgo, a filha do imperador Lotário III. Em 1148 casou com Teodora Comnena, uma sobrinha do Imperador Bizantino Manuel I.