Hierofania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Anunciação: o anjo Gabriel anunciou a Maria que Ela vai ser a Mãe de Jesus (El Greco, 1575).

Hierofania (do grego hieros (ἱερός) = sagrado e faneia (φαίνειν) = manifesto) pode ser definido como o ato de manifestação do sagrado.

O termo foi cunhado por Mircea Eliade em seu livro Traité d'histoire des religions (1949)[1] para se referir a uma consciência fundamentada da existência do sagrado, quando se manifesta através dos objetos habituais de nosso cosmos como algo completamente oposto do mundo profano (ver misticismo). Para traduzir o ato de manifestação do sagrado, Eliade sugere que o termo hierofania é necessário pois se refere apenas àquilo que corresponde ao sagrado que nos é apresentado. Eliade explica: "Para aqueles que têm uma experiência religiosa, a natureza como um todo é susceptível de se revelar como sacralidade cósmica. Cosmos como um todo pode se tornar uma hierofania. O homem das sociedades arcaicas tende a viver tanto quanto possível com o sagrado ou na privacidade dos objetos consagrados. A sociedade moderna habita um mundo dessacralizado".

Tal perspectiva fenomenológica do sagrado, apreende que na história da humanidade a manifestação do sagrado (hierofania), torna-se ahistórica, uma vez que essa manifestação, interpretada como um mito (Instituição humana), ao ser reproduzida no decorrer do tempo em ritos, ela retorna a época mítica, em seu surgimento primordial e se refaz de modo cíclico. Essa percepção do tempo é explorada em O Mito Eterno do retorno: " Todos os sacrifícios são feitos no mesmo instante mítico do princípio; o tempo profano e a duração são suspensos pelo paradoxo do rito. E o mesmo se passa com todas as repetições, ou seja, com todas as imitações dos arquétipos; através dessa imitação, o homem é projectado numa época mítica, em que os arquétipos foram pela primeira vez revelados.".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mircea Eliade, Tratado de Historia de las Religiones, Ed. Cristiandad Madrid 2000.
  • Mircea Eliade, El Mito del Eterno Retorno, Alianza Editorial.

Referências

  1. Eliade, Mircea (2010) [1949]. Tratado de história das religiões. Título original: Traité d'histoire des religions. Tradução Fernando Tomaz, Natália Nunes 4 ed. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes. 479 páginas. ISBN 9788578272920 

2. Niilismo e Hierofania, Cristianismo e o Deus não-cristao (2015) - Cabral, Alexandre Marques