Historia Calamitatum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
HISTORIA CALAMITATUM
Autor (es) Abelardo
Idioma latim
Lançamento 1132

HISTORIA CALAMITATUM ou ABÆLARDI AD AMICUM SUUM CONSOLATORIA é uma autobiografia escrita em latim pelo famoso escolástico (na verdade, pioneiro da Escolástica) Pedro Abelardo. Trata-se da primeira obra autobiográfica da Europa Ocidental, escrita em forma da carta, é claramente influenciada pelas Confissões de Santo Agostinho. Um dos principais méritos da HISTORIA CALAMITATUM está em prover ao leitor uma visão do que era a vida intelectual em uma Paris anterior a criação das universidades, um período de grande agitação intelectual, marcado pela presença da Igreja (tanto é que o filósofo mais tarde tornar-se-á monge), e, claro, de seu relacionamento com Heloísa de Argenteuil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.