Kræklingar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hlíðarmenn)

Kræklingar (do nórdico antigo: Homens mexilhões) foi um poderoso clã familiar na Era viquingue durante o período da Comunidade Islandesa, séculos IX e X, e tiveram algum protagonismo na colonização islandesa. O nome advém da colonização de Kræklingahlíð em Eyjafjarðarsýsla,[1] onde os irmãos Ásgrímur e Ásmundur Öndóttsson fundaram um assentamento cedido pelo seu tio Helgi.

A sua história é parcialmente narrada em Landnámabók e várias sagas nórdicas, com destaque para a saga de Njál. A figura mais representativa foi o poderoso e influente goði, Ásgrímur Elliða-Grímsson. Na saga Ljósvetninga são mencionados como Hlíðarmenn (homens esbeltos).

Existem indícios da existência de uma saga própria da historia deste clã, atualmente desaparecida, a saga Kræklinga que, supostamente, Haukr Erlendsson utilizou para a sua versão de Landnámabók, de Hauksbók.[2]

Referências

  1. Jón Sigurðsson (1843), Islandinga sögur udgivne efter gamle haandskrifter af det Kongelige Nordiske Oldskrift-Selskab, Det kongelige nordiske oldskrift-selskab, Vol. 1, p. 217.
  2. Auður Ingvarsdóttir, The Relation of Landnáma to Icelandic Family Sagas, p. 6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]