Hora azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hora azul em Paris.

Hora azul é o período do crepúsculo durante o amanhecer e o anoitecer no qual o Sol está logo abaixo do horizonte, fazendo com que parte dos raios solares residuais penetrem indiretamente na atmosfera terrestre assumindo uma tonalidade predominantemente azul. Este efeito é causado pela relativa difusibilidade do comprimento de onda azul de luz mais curto versus o comprimento de onda vermelho mais longo. Durante a "hora" azul (geralmente o período é de cerca de 40 minutos de duração), a luz vermelha passa diretamente para o espaço enquanto que a luz azul é espalhada na atmosfera e portanto atinge a superfície da Terra. Por causa da qualidade da luz, este período é estimado pelos artistas.

Arte[editar | editar código-fonte]

L'Heure Bleue ("hora azul" em francês) é um conceito que frequentemente expressa-se nas obras e no pensamento do artista contemporâneo Jan Fabre.[1]

Referências

  1. «Troubleyn Jan Fabre Performing Arts». Troubleyn.be. Consultado em 09 de novembro de 2006  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hora azul
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço relacionado ao Projeto Astronomia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.