Hospedeiro definitivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Hospedeiro definitivo é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que apresenta o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada.

Como exemplos, o ser humano é o hospedeiro definitivo de diversos parasitas, como o Schistosoma mansoni, uma vez que a fase sexuada da reprodução desse parasita ocorre no ser humano.

Contudo, o hospedeiro definitivo das espécies de Plasmodium, causadores da malária, é o mosquito do gênero Anopheles, já que a fase sexuada do ciclo de vida desse parasita ocorre no mosquito. No caso desse parasita, o ser humano é o hospedeiro intermediário.

(Hospedeiro é um organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando as condições de sobrevivência. O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para a parasita.)

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.